Iniciação Acadêmica recebe propostas de ensino, pesquisa, extensão e formação técnica

Encerram-se no domingo (5) as inscrições para o Edital nº 03/2017, que seleciona projetos para o Programa de Bolsa de Iniciação Acadêmica 2017 (PBIA). Neste ano o Programa traz uma novidade: a possibilidade de o selecionado atuar em atividades de ensino, pesquisa, extensão e formação técnica. Podem enviar propostas servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade Federal do Ceará.

Com a reformulação, os estudantes poderão desenvolver atividades em projetos que contemplem as modalidades: artística, literária, cultural, esportiva, pedagógica, laboratorial, aplicada, de inovação e outras especificadas pelo solicitante. O PBIA é voltado aos alunos em situação de vulnerabilidade econômica comprovada e objetiva fornecer condições para sua permanência nos cursos de graduação da UFC.

São oferecidas 1.500 bolsas, divididas entre os campi da UFC em Fortaleza e no Interior (Crateús, Quixadá, Russas e Sobral). A bolsa terá duração de até 10 meses com carga horária de 12 horas semanais. O valor mensal da bolsa é de R$ 400,00.

As propostas deverão ser previamente cadastradas por formulário eletrônico, conforme cronograma estabelecido pelo Edital. Formulários para cadastramento e Edital nº 03/2017 completo estão disponíveis na página de editais da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil da UFC.

INSCRIÇÕES PARA ESTUDANTES – Para os alunos de graduação, as inscrições para o Edital nº 04/2017 vão até as 17h de segunda-feira (6). O edital oferece mil vagas de Bolsas de Iniciação Acadêmica para alunos regularmente matriculados, e ingressantes até 2016.2, em cursos de graduação da UFC.

Podem inscrever-se estudantes com vulnerabilidade econômica comprovada, regularmente matriculados, com no mínimo 12 créditos e frequência efetiva em curso de graduação presencial, que não sejam possíveis concludentes em 2017.1. Entre outros critérios, é preciso dispor de 12 horas semanais para a bolsa. O tempo de permanência do aluno no programa é de até 10 meses. Formulários para cadastramento e Edital nº 04/2017 completo estão disponíveis na página de editais da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil da UFC.

Saiba mais: Confira outras oportunidades de bolsas para estudantes em 2017

Fonte: Profª Elidihara Guimarães, coordenadora de Assistência Estudantil da PRAE – fones: 85 3366 7444 e 3366 7445