Sérvulo Esmeraldo: ele ajudou a escrever a história da Universidade Federal do Ceará

Em nome de toda a comunidade da Universidade Federal do Ceará, externamos profundo pesar pelo falecimento do artista plástico Sérvulo Esmeraldo. O mestre das formas, da luz e da sombra vinculou sua rica trajetória artística à nossa Instituição, já nos primeiros anos, quando tomava forma o acervo do Museu de Arte (MAUC). Foi ele nosso embaixador na Europa, onde promoveu as primeiras mostras de xilogravura nordestina e de onde trouxe obras dos grandes mestres da pintura, além de livros e outros documentos. Não por acaso, é considerado um dos fundadores do MAUC.

Desde a xilogravura, que marca o início de sua carreira, até a arte pública, hoje presente em diferentes recantos de nossa cidade, Sérvulo exercitou diversas formas de expressão e sempre produziu intensamente, agregando importante contributo ao patrimônio artístico do Ceará. A Academia, que soube reconhecer e aplaudir seu trabalho, saberá, também, reverenciar sua memória, agregando-o ao panteão dos grandes nomes das Artes Plásticas que ajudaram a escrever nossa própria história.

Prof. Henry de Holanda Campos

Prof. Custódio Almeida