Na solicitação de matrícula, veteranos fazem festa para calouros no Campus do Pici

Imagem: Beatriz Rabelo cursará Jornalismo e compareceu à matrícula com a mãe (Foto: Viktor Braga/UFC)Música, dança e "banho de cores" numa animada interação entre calouros e veteranos movimentaram na manhã desta sexta-feira (3) o Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza, no primeiro dia de solicitação de matrícula da chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2017. O período de matrícula prossegue nos dias 6 e 7 de fevereiro, sempre das 8h30min às 11h30min e das 14h às 17h, obedecendo ao calendário específico para cada campus e curso.

Pela manhã, a matrícula foi dos selecionados para cursos vinculados ao Instituto de Ciências do Mar (Labomar), Instituto de Cultura e Arte (ICA), Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes) e Faculdade de Direito. Yuri Rodrigues, aluno do oitavo semestre do Curso de Filosofia do ICA, explicou que cada diretório e centro acadêmico dos cursos com matrículas hoje organizou sua programação, mas todos se integraram na recepção geral. "Mais tarde vamos apresentar o ICA aos aprovados e fazer uma roda de conversa", disse sobre as atividades mais específicas.

Veja outras imagens do primeiro dia de solicitação de matrícula no Flickr da UFC

Imagem: Assis Sales ganhou vaga para o Curso de Oceanografia (Foto: Viktor Braga/UFC)Em meio a funks e banhos de tinta em frente à Pró-Reitoria de Graduação, local da matrícula, Beatriz Rabelo, 18 anos, ex-aluna de escola particular aprovada para o Curso de Jornalismo, disse da alegria de entrar para a UFC. "Minha expectativa é muito boa. Escolhi Jornalismo porque é uma área que pode mostrar diversos aspectos negativos da sociedade, e podemos tentar mudá-los", disse. Sua mãe, Ana Paula Rabelo, aluna do Doutorado em Linguística da UFC, era só emoção porque agora toda a família terá formação na UFC. Além dela, o marido estudou e a filha mais velha também estuda na Instituição.

Saiba mais: Matrícula na UFC começa em clima de tranquilidade

Imagem: Yasmin Djalo passou para Design-Moda (Foto: Viktor Braga/UFC)Assis Sales, 18 anos, contou que concorreu pelo sistema de cotas pelos critérios de renda familiar e raça. Colocou como primeira opção o Curso de Direito, mas ganhou vaga para o de Oceanografia. Por ter preocupação com o meio ambiente, ele acredita que como oceanógrafo poderá contribuir para os mares serem menos poluídos.

Yasmin Djalo, 17 anos, filha de pai senegalês ("já falecido") que também estudou na UFC, passou para Design-Moda. "Tenho muito interesse por criação, tendências de moda", disse. Ela vem de escola particular, mas aprova o sistema de cotas para alunos de escolas públicas. Acha apenas que cotas são justas para alunos de escolas públicas com baixa qualidade de ensino, mas considera que alunos de escolas militares, onde a qualidade da educação é boa, deveriam concorrer com os de escolas privadas mesmo.

Imagem: Pablo Busatto já fez bacharelado e mestrado em Química na UFC, e agora retorna para cursar Filosofia (Foto: Viktor Braga/UFC)Participando da festa em sua confortável cadeira de rodas, Pablo Busatto, 27 anos, gosta tanto da UFC que já fez bacharelado e mestrado em Química, trabalha na Embrapa, e agora retorna para cursar Filosofia. Ele sempre se interessou por esse curso da área de Humanidades, mas como, quando fez o primeiro vestibular, participava de Olimpíadas de Química, sentiu-se mais preparado para essa área. Na época não existiam cotas, e Pablo foi aprovado na ampla concorrência. Também desta vez, foi assim que obteve a aprovação, mas reconhece a importância das cotas: "Assim as minorias podem ter mais representatividade na UFC".

Leia mais:
Sisu 2017: gerador de documentos já disponível para aprovados na Chamada Regular
Sisu 2017: MEC divulga resultado da Chamada Regular; confira prazos e documentação necessária

Dúvidas sobre o Sisu na UFC são respondidas somente pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fontes: Coordenadoria de Comunicação e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331 / Coordenação do Sisu na UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.