Com dois anos, Central Analítica já atendeu a 250 projetos de pesquisa

Imagem: Ultramicrótomo é um dos equipamentos disponíveis na Central Analítica (Foto: Divulgação)A Central Analítica, laboratório multiusuário da Universidade Federal do Ceará que oferece aos pesquisadores infraestrutura em técnicas analíticas e de microscopia, divulgou o relatório de atividades do seu segundo ano de funcionamento.

Nesse período, a Central captou investimentos na ordem de R$ 8 milhões para equipamentos e insumos. O aporte direto da UFC foi de R$ 500 mil, além do custeio de pessoal (um professor visitante e dois técnicos). Com esses recursos foi possível atender a 250 projetos cadastrados de 27 programas diferentes de Pós-Graduação.

Os projetos já utilizaram 6.500 horas de experimentos de microscopia, que resultaram em 38 artigos publicados e 2 submetidos para publicação, formação de recursos humanos na pesquisa (no doutorado, 17 teses concluídas e 44 em andamento; no mestrado, 43 dissertações concluídas e 28 em andamento), além de 2 patentes depositadas e 1 projeto para desenvolvimento de produto em andamento.

Segundo o relatório, a qualidade do serviço foi considerada ótima por 82,5% dos usuários e boa por 17,1%. Apenas 0,4% considerou-a regular. Nenhum usuário avaliou o serviço como ruim ou péssimo.

ENTENDENDO CENTRAL – A Central é um laboratório que reúne diversos equipamentos altamente especializados, permitindo experimentos na área de microscopia óptica e eletrônica. Os equipamentos da Central podem ser utilizados por equipes de pesquisadores de toda a Universidade. Para isso, no entanto, é preciso submeter o projeto de pesquisa ao comitê gestor do equipamento. Esse comitê é composto por oito renomados professores da UFC, de diversas áreas de pesquisa.

Uma vez aprovado, o pesquisador solicita as análises a serem realizadas e os experimentos são agendados. Como medida de transparência, tanto a lista de projetos aprovados como os agendamentos dos experimentos são disponibilizados no site da Central.

A Central tem continuamente expandido seu parque de equipamentos. Recentemente, foram incorporados mais um microscópio eletrônico de varredura, um ultramicrótomo e um secador de ponto crítico (os dois últimos, instalados em 2016, são fundamentais para preparação de amostras biológicas). Além disso, foi adquirido e instalado um leitor de placas EnSpire Multimode, instrumento de bancada de alta performance com inúmeras aplicações em ciências biológicas.

A Central funciona provisoriamente no Departamento de Física, mas a construção de suas instalações já foi aprovada com recursos do Proinfa/Finep/MCT. O investimento será de R$ 2 milhões. Os equipamentos têm sido adquiridos com recursos do programa Pró-Equipamentos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); Programa de Infraestrutura (Proinfra), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); e Sistema Nacional de Nanotecnologia (Sisnano), do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), além de recursos da própria UFC.

Fonte: Prof. Antonio Gomes de Souza Filho, coordenador da Central Analítica – fone: 85 3366 9943