Eideia realiza curso de liderança cooperativa em escola de Pentecoste

Imagem: Auditório da EEEP Alan Pinho Tabosa, em Pentecoste (Foto: Divulgação)A Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia), por meio da Coordenadoria de Articulação entre Universidade e Escola Básica (Coart), finalizou na última quinta-feira (9) a quarta edição do Curso de Liderança Cooperativa e Solidária. A capacitação ocorreu na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Alan Pinho Tabosa, em Pentecoste.

Trata-se de mais uma atividade formativa desenvolvida pelo Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE), que integra a Coart. O objetivo é formar estudantes para que eles conheçam os conceitos e princípios da aprendizagem cooperativa e possam atuar como coordenadores de célula. Durante quatro dias, estudantes do primeiro ano dos cursos de Química, Informática, Aquicultura e do curso Acadêmico vivenciaram o Curso de Liderança Cooperativa e Solidária, que estimula o protagonismo estudantil.

No Curso, estudantes e professores participaram das oficinas História de Vida e Escrita de Memorial; Avaliação do Desempenho Cooperativo na Escola; Contrato de Cooperação e Processamento de Grupo; Interação Promotora em Grupos Heterogêneos; Habilidades Sociais; Vivência de Conflitos; Parceria Professor-Estudante; e Protagonismo Estudantil. Após as oficinas, cada educando escreverá um relato de experiência sobre a vivência durante a primeira semana na escola.

O Prof. Manoel Andrade Neto, coordenador da Coart/ Eideia, destaca que esse curso é um passo importante para que os recém-ingressos possam aprender o uso da técnica ETMFA (exposição introdutória, tarefa individual, meta coletiva, fechamento e avaliação individual), fundamental à aplicação da aprendizagem cooperativa em sala de aula.
Saiba mais sobre a Eideia.

Fonte: Profª Tereza Cristina Batista, diretora executiva da Eideia – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.