Procurar no portal

Residência Médica do Complexo Hospitalar forma 106 novos médicos especialistas

Imagem: A cerimônia reuniu 106 residentes de 32 especialidades e cerca de 80 convidados (Foto: Divulgação)Gratidão, carinho e reconhecimento. Foi esse o tom da cerimônia de formatura dos concludentes dos programas de Residência Médica (Resmed) do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará na última quinta-feira (9), no auditório do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). A cerimônia reuniu 106 residentes de 32 especialidades e cerca de 80 convidados, entre familiares dos formandos, professores e gestores do Hospital Universitário Walter Cantídio, da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand e da UFC.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Prof. Antônio Gomes de Souza Filho, representando o Reitor Henry de Holanda Campos, reforçou a importância da especialização na formação profissional. "O Hospital Universitário Walter Cantídio e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand são equipamentos dos mais importantes para a formação especializada dos médicos que graduamos na Universidade. Temos certeza de que os anos da Residência marcaram a vida de cada um não só profissional, mas também pessoalmente. Sejam felizes", acrescentou o Pró-Reitor.

Imagem: Prof. Antônio Gomes de Souza Filho reforçou a importância da especialização na formação profissional (Foto: Divulgação)Em 2017, como forma de reconhecer a qualidade técnica dos trabalhos de conclusão de curso (TCCs) apresentados ao longo desta produtiva semana de trabalho, a Residência Médica do Complexo Hospitalar da UFC premiou as melhores apresentações orais de TCCs em três distintas categorias: Prêmio Prof. Dr. Ronaldo de Albuquerque Ribeiro (Categoria Materno-infantil), conquistado pela formanda Samille Maria Albuquerque Maia, da Pediatria; Prêmio Prof. Dr. Otoni Cardoso do Vale (Categoria Clínica Médica e Especialidades), recebido pelo formando Diego Ximenes Soares, da especialidade Radiologia e Diagnóstico por Imagem; e Prêmio Prof. Dr. João Barbosa Pires de Paula Pessoa (Categoria Cirurgia e Especialidades), que foi para Bruno Mendes Segundo, da Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

PREMIAÇÕES – Também foram premiados os três melhores trabalhos no formato "pôster". Foram reconhecidos os residentes Mayra Cavalcante Gazelli, da Medicina Fetal, na categoria Materno-infantil; Cláudio Manuel Gonçalves da Silva Leite, da Psiquiatria, em Clínica Médica e Especialidades; e Lucas Parente Alencar, da Cirurgia Geral, na categoria Cirurgia e Especialidades. Os residentes receberam certificados das mãos de familiares dos professores homenageados. Por sua vez, os familiares receberam placas de homenagem dos concludentes.

Imagem: O orador da turma foi o agora cirurgião de Cabeça e Pescoço Bruno Mendes Segundo"Foi uma forma que a coordenação da Residência Médica encontrou de fazer uma homenagem póstuma a esses queridos e inesquecíveis professores, que tanto contribuíram para o ensino, a pesquisa e a assistência nos HUs", disse Annya Costa Araújo de Macedo Goes, chefe da Unidade de Residência Médica do Complexo Hospitalar da UFC. Além de Annya e do Prof. Antônio Gomes, compuseram a mesa de honra o Prof. Manoel Oliveira Filho, coordenador do Curso de Medicina da UFC, representando a Profª Valéria Goes Ferreira Pinheiro, diretora da Faculdade de Medicina; Josenília Maria Alves Gomes, gerente de Atenção à Saúde do HUWC; Carlos Augusto de Alencar Júnior, gerente de Atenção à Saúde da MEAC; e Renan Magalhães Montenegro Júnior, gerente de Ensino e Pesquisa do Complexo Hospitalar da UFC.

ORADOR – Um dos momentos mais emocionantes da solenidade foi o discurso do orador da turma, o agora cirurgião de Cabeça e Pescoço Bruno Mendes Segundo. "Ser médico é não se conformar com a passividade. É perceber que por mais que no fim tenhamos de aceitar a derrota, jamais será uma opção a cada um de nós voltarmos para casa e nos deitarmos sem ter lutado ou, ao menos, consolado os que tombam em nossas mãos e os que ficam com toda a dor e a saudade de um ente querido. Somos combatentes por natureza. Depois de tanto tempo nós já não somos as mesmas pessoas. Em parte, a residência se trata disto: nos moldar em algo maior que um sonho. Destruir medos, construir uma realidade, fazer de nós profissionais", discursou, emocionado.

A Residência Médica do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará funciona desde 1960. Inicialmente, com as áreas básicas de Clínica Médica, Cirurgia, Obstetrícia e Ginecologia e Pediatria. Em 2017, a Resmed completará 57 anos de atuação, com 32 programas e 14 áreas de atuação credenciadas.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário Walter Cantídio – fone: 85 3366 8183

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300