Músicos e psicólogos são diplomados no Campus de Sobral

Imagem: No total, 32 concludentes foram formados (Foto: Divulgação/Campus de Sobral)O município de Sobral, na Região Norte do Estado, agora conta com cinco novos profissionais da Música e 27 da Psicologia, recém-diplomados pela Universidade Federal do Ceará. Eles colaram grau na noite da última sexta-feira (17), no campus sobralense Mucambinho. Entre os formandos, estava Júlia de Fátima Jose Breganha, natural de Angola, primeira aluna do Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G) formada em Sobral.

A solenidade, presidida pelo Vice-Reitor no exercício da Reitoria, Prof. Custódio Almeida, foi marcada pelo sentimento de orgulho entre concludentes, seus familiares e docentes.

"Se os formandos realizam o sonho acalentado, durante anos, de conquistar o diploma de nível superior, nós, da Universidade, também nos sentimos recompensados e orgulhosos, porque estamos entregando à sociedade mais um contingente de profissionais altamente qualificados. Cada um dos que aqui vieram estará, dentro em breve, contribuindo, com seu trabalho, suas ideias e sua arte, para a construção de um Brasil melhor", ressaltou o Prof. Custódio.

Imagem: Nascida em Angola, Júlia de Fátima Breganha é a primeira aluna do PEC-G formada no Campus de Sobral (Foto: Divulgação/Campus de Sobral)Persistência foi um dos motes do agora graduado em Música Gennilffson Cunha de Araújo, que lembrou a caminhada ao longo do Curso e a dedicação inconteste daqueles que conseguiram concluir os estudos.

"Concluir uma graduação continua sendo complexo, como sempre foi. Todos nós, concludentes, merecemos parabéns por chegarmos até aqui, afinal, 'sobrevivemos'. E são exatamente as dificuldades, os dias difíceis, os percalços, que nos tornam fortes e transformam este momento em um dia inesquecível. Este dia nos remete à sensação de dever cumprido. Alguns hoje passarão a ser chamados de psicólogos e, outros, professores de Música", comemorou Gennilffson.

Em nome dos docentes, o Prof. João Emanoel Ancelmo Benvenuto, do Curso de Música, fez um discurso de congratulações aos formandos, não deixando de destacar os avanços conquistados nos últimos anos. Ele lembrou o bom desempenho dos cursos de Música e Psicologia na última avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e as inúmeras ações de pesquisa e extensão desenvolvidas pelos dois cursos.

"A Psicologia possui o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), atendendo um vasto público da cidade de Sobral e localidades vizinhas. Além disso, é crescente o número de estudantes concludentes da Psicologia que foram aceitos como residentes na Escola de Saúde Pública do Ceará e também que ingressaram em cursos de mestrado e doutorado Brasil afora", afirmou o Prof. João Emanoel.

O docente destacou, ainda, que o Curso de Música tem fomentado o enriquecimento cultural e artístico da cidade de Sobral e região, por meio da divulgação musical de vários grupos da Universidade (Vocal UFC, Grupo Synt5, Orquestra de Flautas Doces, Orquestra Sinfônica da UFC Sobral, Banda do Norte, Camerata de Violões da UFC, Grupo de Choro Lágrimas da OS, dentre outros). O Curso também tem promovido eventos técnico-científicos voltados para a aprendizagem e docência em Música e firmado convênios e parcerias com instituições nacionais e estrangeiras, dentre outras ações.

A solenidade de colação de grau contou com a presença da Pró-Reitora Adjunta de Graduação da UFC, Profª Simone da Silveira Sá Borges; do Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Prof. Manuel Antônio de Andrade Furtado Neto; do Diretor do Campus de Sobral, Prof. Vicente de Paulo Teixeira Pinto; e do Coordenador de Programas Acadêmicos do Campus de Sobral, Prof. João Guilherme Nogueira Matias.

Fonte: Diretoria do Campus de Sobral – fone: 88 3695 5703