Mildred S. Dresselhaus, Professora Honoris Causa da UFC, falece aos 86 anos

Imagem: Carinhosamente, a comunidade científica atribuiu à Profª Mildred Spiewak Dresselhaus o título de "Rainha do Carbono" (Foto: Divulgação)Faleceu no dia 20 de fevereiro, aos 86 anos, a Profª Mildred Spiewak Dresselhaus, agraciada, em 2006, com o título de Professor Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará. Millie, como era conhecida, foi uma das mais influentes estudiosas da Física da matéria condensada nas últimas décadas e sua história de vida é marcada pelo pioneirismo e ousadia.

Concluiu doutorado, em 1958, na Universidade de Chicago, onde foi aluna do famoso físico italiano Enrico Fermi. Iniciou sua carreira no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) em 1960, tendo ali trabalhado, ativamente, até 10 dias antes de sua morte.

As contribuições científicas de Millie, no entendimento da estrutura eletrônica do grafite, um grande feito na década de 1960, a projetaram na área da Física da matéria condensada e permitiram um grande avanço no entendimento dos semimetais em geral. Nas últimas décadas, Millie foi protagonista na Nanociência do carbono, lançando os fundamentos que impulsionaram os estudos com fulerenos, nanotubos de carbono e grafenos.

Carinhosamente, a comunidade científica lhe atribuiu o título de "Rainha do Carbono". Publicou cerca de 1.200 artigos (sendo 80 em colaboração com pesquisadores da UFC), ministrou cerca de 600 palestras convidadas, publicou 8 livros, que se tornaram clássicos na área, e orientou 77 doutores. Seus trabalhos atraíram mais de 80 mil citações.

Imagem: Cerimônia de entrega do título de Professora Honoris Causa da UFC, em setembro de 2006 (Foto: Divulgação)Millie recebeu 30 doutorados honorários de várias instituições mundiais e é afiliada às mais prestigiadas academias de ciência e engenharia do mundo.  Foi presidente da APS (American Physical Society) e da AAAS (American Association for the Advancement of Science) e secretariou o Departamento de Energia (DoE) dos EUA.

Recebeu diversas honrarias de grande prestígio, merecendo destaque os prêmios Kavli 2012 de Nanociência; a Medal of Freedom, maior homenagem do Governo norte-americano a civis; a Medal of Science, destinada aos maiores cientistas de seu país; e a Medal of Honor da IEEE, por sua liderança e contribuições em vários campos da ciência e engenharia.

Foi também uma defensora das políticas de gênero, visando igualar as condições e oportunidades para homens e mulheres nas áreas de ciências e engenharia, tendo logrado importantes resultados e reconhecimento por essas ações.

Millie contribuiu significativamente para o desenvolvimento da Física no Brasil, desde a década de 1970. A partir do final da década de 1990, ela acolheu vários pesquisadores, pós-docs e estudantes brasileiros, incluindo professores e estudantes do Departamento de Física da UFC. Em várias ocasiões, visitou o Departamento de Física em missões científicas ou para participar de congressos e defesas de teses.

O título de Professor Honoris Causa traduziu o reconhecimento da Universidade à sua contribuição imensurável à UFC. Millie orientou durante estágio de doutorado sanduíche no MIT o Prof. Antonio Gomes de Souza Filho (atual Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação) e o Prof. Eduardo Bede Barros (atual Chefe do Departamento de Física).

"Millie foi uma cientista brilhante e um ser humano de excepcionais qualidades. Tive o privilégio de desfrutar 16 anos de intensa convivência e estreita colaboração científica. Como professora e orientadora ela era inspiradora, e ficará como referência para várias gerações de cientistas. A porta da sua sala estava sempre aberta e atendia, sem nenhum protocolo, todos com a mesma atenção, presteza e carinho. Tratava e supervisionava os estudantes com atenção especial e sempre os colocavam como prioridade na sua agenda. Por estas e muitas outras razões, tornou-se uma mulher gigante, "uma estrela além do tempo", afirma o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação.

Fonte: Prof. Antonio Gomes de Souza Filho, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC – fone: 85 3366 9943