Projeto Participativo de Gestão das Árvores da UFC é lançado no Campus do Pici

Imagem: Pessoas acompanhando plantio de uma árvore (Foto: Viktor Braga)Com o plantio de gameleiras, oitizeiros, paus-d'arco (ipês), angicos, dentre outras árvores nativas, a Divisão de Gestão Ambiental (DGA), vinculada à Superintendência de Infraestrutura da Universidade Federal do Ceará (UFC-Infra), lançou, na manhã desta terça-feira (7), o Projeto Participativo de Gestão das Árvores da UFC. Os estudantes que participaram da ação assumiram o compromisso de adotar a árvore que plantaram. A iniciativa, aberta à comunidade interna e externa, pretende até o fim deste ano plantar 800 mudas nos campi da Instituição na Capital e no Interior.

O lançamento ocorreu no canteiro em frente ao prédio do Instituto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (IPDI), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. A estudante Nesolanda José Rodrigues Neto, de Guiné-Bissau, participante do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), foi a primeira a plantar uma gameleira. Aluna do oitavo semestre do Curso de Geografia, ela elogiou o Projeto e disse que quando voltar para seu país repassará o compromisso de cuidar da planta para uma amiga.

Veja mais fotos do lançamento no Flickr da UFC

Imagem: A estudante Nesolanda José Rodrigues Neto, de Guiné-BissauA ação continua ao longo da semana no Pici. Ainda nesta terça-feira a meta é o plantio de 50 mudas de espécies nativas em calçadas e canteiros do Centro de Ciências. O diretor da Divisão de Gestão Ambiental, Geovany Torres; o Prof. Lamartine Oliveira, do Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Agrárias; e o Prof. Cleber Amora, do Curso de Filosofia do Instituto de Cultura e Arte (ICA) e ambientalista da Associação Parque das Iguanas, coordenam os trabalhos com apoio de servidores e terceirizados da UFC-Infra. Estudantes dos mais diversos cursos – Química, Agronomia, Geografia, Engenharia Química e Gastronomia, dentre outros – se inscreveram para esta primeira ação.

GESTÃO E FILOSOFIA AMBIENTAL – O Projeto Participativo de Gestão das Árvores da UFC vem reforçar as ações ambientais da DGA. Geovany Torres explica que com o Projeto, o acompanhamento de árvores da UFC, do plantio à poda, será feito de modo sistemático, de maneira formativa, participativa e com recursos tecnológicos. A intenção é fazer o geomapeamento das árvores da UFC com GPS e adoção das novas árvores por parte de integrantes da comunidade que se aliarem ao Projeto para acompanhar o estado de cada uma delas.

Ele acrescenta que a parte formativa se dará, por exemplo, com cursos sobre plantio, poda, jardinagem e cuidados com as espécies a serem ministrados pelo Prof. Lamartine Oliveira para servidores e terceirizados da UFC, além de cursos mais gerais de curta duração e palestras para os que se inscreverem no Projeto. A amplitude das ações é tanta que o professor e ambientalista Cleber Amora já anuncia a oferta da disciplina Estética da Natureza, no Curso de Filosofia.

Imagem: O diretor da Divisão de Gestão Ambiental, Geovany TorresPelo que foi exposto pelos coordenadores no lançamento, além de compensar as ações de supressão natural das árvores antigas comprometidas por pragas e doenças e repor aquelas que precisaram ser retiradas em locais onde foram realizadas obras, o Projeto engloba a real gestão ambiental na Instituição.

Os alunos presentes na primeira ação mostraram entusiasmo. "Fiquei bastante interessada quando vi o evento divulgado no Facebook e chamei amigos e meu namorado", contou Mariana Ferreira, 20 anos, do sétimo semestre do Curso de Engenharia Química, que plantou e adotou um oitizeiro. "Não conhecia a fruta oiti", reconhece. Para o namorado dela, Sérgio Pereira, 22 anos, no nono semestre do mesmo curso, o projeto é "louvável" por "plantar espécies nativas, promovendo a biodiversidade". Além disso, ele diz que as novas árvores vão oferecer mais sombra, renovar o oxigênio, melhorando a qualidade do ar.

COMO PARTICIPAR – Os interessados devem acompanhar a página da Divisão de Gestão Ambiental no Facebook e, quando for anunciada a data das novas ações, entrar em contato pelo fone 85 3366 9045 para receber as orientações.

Fonte: Geovany Torres, diretor da Divisão de Gestão Ambiental – fone: 85 3366 9045