UFC passa por processo de recredenciamento do Ministério da Educação

A Universidade Federal do Ceará receberá, de 22 a 24 de março, visita de comissão responsável pelo seu recredenciamento junto ao Ministério da Educação (MEC). O recredenciamento é um processo em que o MEC avalia cinco eixos da instituição: planejamento e avaliação, desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, políticas de gestão e infraestrutura física.

Ao longo dos últimos três anos, técnicos da Universidade vêm encaminhando documentos ao Ministério. Agora, os representantes do MEC vêm avaliar in loco as informações prestadas. Eles visitarão os campi do Pici, Benfica e de Sobral e conversarão com professores, estudantes, servidores, Comissão Própria de Avaliação (CPA), além de diretores de unidades e integrantes da gestão superior. Esta é a primeira vez que uma comissão do MEC realiza esse tipo de visita.

A partir da avaliação dos documentos e das entrevistas, a comissão colherá subsídios para avaliar a Universidade em um relatório no qual constarão seus pontos fortes e fracos e uma nota de zero a cinco. Atualmente, a UFC é pontuada via Índice Geral de Cursos, com nota 4.

A comissão de representantes da UFC que acompanha o processo de recadastramento destaca que a participação de toda a comunidade acadêmica é muito importante nesse processo. "É preciso o empenho de todos. Se apresentarmos tudo o que a UFC possui de bom poderemos ser muito bem avaliados", diz Socorro Souza, integrante da comissão da Universidade. O grupo elaborou um vídeo explicando como é o processo de recredenciamento. Confira abaixo:

REUNIÕES – Os integrantes da comissão da UFC convidam representantes da comunidade universitária do Centro de Ciências, Centro de Tecnologia, Centro de Ciências Agrárias, Instituto de Cultura e Arte (ICA) e Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes) para reunião nesta sexta-feira (10), às 10h, no auditório do Centro de Ciências.

Já os representantes do Centro de Humanidades, Faculdade de Educação (Faced), Faculdade de Direito e Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) participam de reunião no mesmo dia, às 14h, no Auditório Valnir Chagas, da Faced.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331