Dia Mundial do Rim: no sábado (11), serviços serão oferecidos à população na Praça do Ferreira

Imagem: O evento Dia Mundial do Rim tem apoio do Hospital Universitário Walter Cantídio (Imagem: Divulgação)No próximo sábado (11), das 9h às 17h, a Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, receberá uma série de atividades para controle da obesidade em prol do bom funcionamento dos rins. O evento integra a programação relativa ao Dia Mundial do Rim, que conta com o apoio do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), unidade do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará ligada à rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Neste ano, o tema é "Doença renal e obesidade. Estilo de vida saudável para rins saudáveis".

Orientações sobre como prevenir doença renal, obesidade, hipertensão e diabetes, além de verificação de pressão arterial e glicemia e cálculo do índice de massa corporal e das medidas de cintura e quadril, serão alguns dos serviços oferecidos.

Na quinta-feira (9), considerado oficialmente o Dia Mundial do Rim, haverá audiência pública na Assembleia Legislativa, a partir das 14h, para discutir a temática e buscar soluções com políticas públicas efetivas. Todas as ações contam com professores, médicos nefrologistas e alunos do HUWC e das Ligas Acadêmicas das Faculdades de Medicina das seguintes instituições de ensino: UFC, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Centro Universitário Christus (Unichristus) e Universidade de Fortaleza (Unifor).

O Dia Mundial do Rim conta também com o apoio da Associação dos Pacientes Renais do Estado do Ceará (Asprece), do Centro de Pesquisas em Doenças Renais do Ceará (Cephrece) e da Regional Ceará da Sociedade Brasileira de Nefrologia.

FATORES DE RISCO – A obesidade é um fator de risco da doença renal crônica (DRC). Ela aumenta a possibilidade de desenvolvimento de outros fatores de risco da DRC, como diabetes e pressão arterial. Mas a obesidade, assim como a DRC, pode ser prevenida. Conhecer os fatores de risco, manter hábitos saudáveis, inclusive nutricionais, e praticar exercícios ajuda a prevenir e obesidade e a DRC.

Mais informações, inclusive a programação e dicas para prevenir doenças renais, estão no site do HUWC. Com informações da Ebserh.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário Walter Cantídio – fone: 85 3366 8183