Curso de Psicologia de Sobral pesquisa repercussões do cotidiano escolar para a saúde docente

Imagem: Foto de pessoa escrevendo em lousa "violência X escola"Professores de todo o País, da rede pública ou particular de qualquer esfera de ensino, podem contribuir via Internet para a pesquisa "O cotidiano da escola e suas repercussões para a saúde docente", realizada pelo Laboratório de Práticas e Pesquisa em Psicologia e Educação (Lappsie), vinculado ao Curso de Psicologia do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral.

Sob coordenação do Prof. Francisco Pablo Huascar Aragão Pinheiro, a iniciativa objetiva compreender como o cotidiano de trabalho de docentes tem consequências na saúde desses profissionais. Também visa investigar como a violência, sofrida ou vivenciada pelos professores, repercute em forma de sintomas como ansiedade, depressão, danos sociais, físicos e psicológicos. Ainda será considerado como a saúde é afetada pelo contexto de trabalho.

A meta é atingir, no mínimo, 300 questionários. Os resultados da pesquisa servirão como uma ferramenta a mais no combate à violência escolar, pois compõem um estudo seguro para reflexões e tomadas de ações em face desse problema.

Fonte: Prof. Francisco Pablo Huascar Aragão Pinheiro, coordenador do Lappsie – fone: 88 3613 1663