Barra do Governo Federal

Procurar no portal

Nota de falecimento: Prof. Luiz Carlos Fontenele, da Faculdade de Medicina

Com pesar, a Universidade Federal do Ceará comunica o falecimento, na madrugada desta sexta-feira (17), em Fortaleza, do Prof. Luiz Carlos Fontenele, 87 anos, aposentado da Faculdade de Medicina. Cardiologista, ele foi um dos pioneiros nos estudos de transplantes no Ceará. O velório acontece na Funerária Ternura (Rua Padre Valdevino, 2255, Aldeota, sala 3), onde ocorrerá a missa de corpo presente às 15h30min. O sepultamento está marcado para as 17h, no Cemitério Parque da Paz. O Reitor da UFC, Prof. Henry de Holanda Campus, decretou luto oficial de três dias.

"É uma perda muito grande. Realmente uma referência tanto na medicina quanto no compromisso com a Universidade. Foi um dos meus grandes mestres, um dos meus grandes incentivadores, e fez isso com muitas gerações. Admirável, brilhante, humano. É uma perda muito grande", afirma o Prof. Henry Campos.

Na UFC, o Prof. Luiz Carlos Fontenele integrou o Departamento de Medicina Clínica da Faculdade de Medicina, dirigiu o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e ocupou o cargo de assessor especial do Gabinete do Reitor, na gestão do Prof. Roberto Cláudio Frota Bezerra. O Ex-Reitor lembra-se do Prof. Luiz Carlos como uma pessoa muito influente tanto na formação médica de gerações de alunos como em negociações como o Ministério da Saúde que beneficiaram o HUWC.

TRANSPLANTES – Na carreira, a importância do Prof. Luiz Carlos é sempre lembrada pelos estudos pioneiros em transplantes no HUWC, que tiveram início em 1976. Ele e os professores Antônio Lacerda Machado, Roberto Barreto Marques, Manassés Claudino Fonteles, Luiz Eduardo Capelo, José Barbosa Pessoa, Raimundo Braga e Francisco Valdeci Almeida Ferreira fundaram o Centro de Pesquisas em Doenças Hepatorrenais do Ceará (Cephrece).

Fonte: Gabinete do Reitor – fone: 85 3366 7307

Créditos

© 2017 Secretaria de Tecnologia da Informação/Divisão de Portais Universitários Ir para o topo