Experiência do Instituto do Cérebro da UFRN é tema de palestra na ADUFC-Sindicato

Imagem: Prof. Sidarta Ribeiro, da UFRN, ministrará palestra (Foto: Magnus Nascimento/Tribuna do Norte)O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato) inicia, na próxima quinta-feira (23), seu ciclo de debates de 2017, com a palestra "Soberania x desmonte científico: a experiência do Instituto do Cérebro da UFRN", ministrada pelo Prof. Sidarta Ribeiro, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O evento é aberto ao público, com início às 18h, no auditório do Sindicato (Av. da Universidade, 2346, Benfica).

De acordo com a organização do evento, a iniciativa faz parte do projeto Ciência, Tecnologia e Cultura em Debate nas Universidades Federais do Ceará, lançado em março de 2016 com o objetivo de instituir um espaço de debates interdisciplinares e fortalecer a relação da ADUFC-Sindicato com a comunidade acadêmica e a sociedade, tendo a SBPC como elo dessa ação.

O TEMA – A palestra aborda a experiência de implantação do Instituto do Cérebro da UFRN como um caso de repatriação de capital humano e ação proativa para diminuir o desequilíbrio regional na produção científica do Brasil. Ainda segundo a organização, "o atual colapso da estratégia nacional em ciência e tecnologia e os graves riscos acarretados por esse colapso" também serão debatidos.

O PALESTRANTE – Sidarta Ribeiro é professor titular de Neurociências e diretor do Instituto do Cérebro da UFRN. É bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (1993), mestre em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), doutor em Comportamento Animal pela Universidade Rockefeller (2000), com pós-doutorado em Neurofisiologia pela Universidade Duke (2005).

Tem experiência nas áreas de neuroetologia, neurobiologia molecular e neurofisiologia de sistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: sono, sonho e memória; plasticidade neuronal; comunicação vocal; competência simbólica em animais não humanos; psiquiatria computacional e neuroeducação.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ADUFC-Sindicato – fone: 85 3066 1804 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.