Reitor e governador destacam papel da UFC em aula inaugural do mestrado do ITA

Imagem: Reitor da UFC falando ao microfone, com várias autoridades ao lado (Foto: Viktor Braga)O Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, destacou o papel da UFC de atender e se antecipar às demandas de conhecimento da sociedade, durante a aula inaugural da segunda turma do mestrado profissional MP-Safety, realizado em parceria com o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). A aula inaugural ocorreu no auditório do Centro de Tecnologia (CT) no último dia (17).

O evento contou com a participação do Governador do Estado do Ceará, Camilo Santana; do Reitor do ITA, Prof. Anderson Ribeiro Correia; e do Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, dentre outras autoridades.

"Sentimos aqui a Universidade cumprindo seu papel", resumiu o Reitor. "Nesta, como em outras áreas do conhecimento, a UFC tem caminhado à frente, antevendo futuros desdobramentos do processo de desenvolvimento socioeconômico do Ceará e dando início à preparação dos profissionais que, em curto ou médio prazos, irão assegurar a sustentabilidade de nosso crescimento", completou.

Veja outras imagens do evento e da visita do governador à UFC em nosso Flickr

Para ele, o conhecimento é a chave para reduzir o fosso do desenvolvimento entre os estados brasileiros. "Aqui, estamos cuidando dessa tarefa. Estamos investindo na formação de profissionais altamente qualificados, que irão lidar com os mecanismos de uma atividade complexa e organizada", avalia.

Imagem: Governador Camilo Santana falando ao microfone (Foto: Viktor Braga)O Governador Camilo Santana reforçou as palavras do Reitor. "Nenhum país se desenvolve se não tiver conhecimento", disse, destacando a parceria com a UFC em diversos projetos estratégicos para o desenvolvimento do Estado, como a siderúrgica e o Porto do Pecém. "A UFC é o que tem de melhor nesse país, nesse Estado, em termos de qualidade de formação de profissionais. Por isso quero não apenas parabenizar, mas agradecer", destacou.

O governador lembrou que, na semana passada, a empresa alemã Fraport arrematou a concessão do Aeroporto Internacional Pinto Martins e que isso abre novas possibilidades para a instalação de um hub (centro de conexões) da empresa Latam no Ceará. "Não tenho dúvida de que vamos precisar muito desses alunos do ITA aqui. Não apenas do mestrado mas também da graduação. E, se Deus quiser, vamos trazer esse hub da Latam para Fortaleza", declarou.

Imagem: Pessoas sentadas nas cadeiras do auditório, assistindo ao evento (Foto: Viktor Braga)O CURSO – O mestrado profissionalizante do ITA (MP-Safety) foi ofertado pela primeira vez em 2008, com 89 alunos matriculados em 6 turmas em São José dos Campos. Em 2016, pela primeira vez, o ITA resolveu levar seu programa para fora de suas dependências. O parceiro escolhido foi a UFC, em uma articulação entre o próprio ITA, o Centro de Tecnologia da Universidade e o Governo do Estado do Ceará, que contratou o projeto.

Para esta segunda turma, foram selecionados 32 mestrandos. Seis deles, como destacou o Governador Camilo Santana, são policiais integrantes da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

O ITA é uma das escolas de engenharia mais renomadas do País e uma das mais procuradas do mundo, com concorrência de 176 candidatos por vaga. Fundado há 76 anos pelo marechal cearense Casimiro Montenegro Filho, o Instituto sempre manteve fortes laços com o Ceará. Atualmente, segundo o Reitor Anderson Ribeiro Correia, entre 30% e 40% de seus alunos de graduação são oriundos do Estado.

Além da parceria no mestrado, o Centro de Tecnologia da UFC também trabalha para implantar um curso de graduação em engenharia aeroespecial. Durante a aula inaugural, o Diretor do CT, Prof. Almir Holanda, ressaltou que a parceria com o Instituto tem potencial para ir muito além do mestrado profissional, se estendendo à proposta do curso de graduação. "Ela já foi analisada e aprovada pela Secretaria da Educação Superior. Sem dúvida nenhuma, se obtivermos êxito nesse pleito, estaremos estabelecendo uma relação umbilical duradoura e com múltiplos canais de relacionamento", disse.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331