Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis realiza hoje (24) programação de seus 50 anos

Imagem: Foto de estudantes em auditórioA Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da Universidade Federal do Ceará realiza nesta sexta-feira (24), às 9h, no auditório da Reitoria (Av. da Universidade, 2853, Benfica), debate com o tema "Assistência estudantil no Estado do Ceará e no Nordeste do Brasil".

A atividade é aberta ao público e dá início às comemorações de 50 anos da PRAE, que contarão ainda com uma solenidade em homenagem a ex-pró-reitores e o lançamento de documentário que reconta a história do órgão.

Integram a mesa do debate a coordenadora do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace), Profª Cássia Virgínia Maciel; a coordenadora regional do FONAPRACE, Profª Cristiane Torres; a Pró-Reitora Adjunta em exercício da Universidade Federal do Cariri, Profª Liana Pereira; o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Prof. Emerson Silva, além de representantes da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Ainda como parte dos 50 anos da PRAE, às 19h, no auditório da Reitoria, será realizada solenidade em alusão ao meio século de atividades do órgão. Na ocasião, serão homenageados personagens que fizeram parte dessa trajetória – como ex-pró-reitores – bem como será exibido um teaser de documentário feito por bolsistas da PRAE que conta essa história. Previsto para ser lançado em abril, o documentário é uma realização das alunas Jéssica Luana Alves, Rozeany Vilar e Déborah Félix, do Curso de Ciências Sociais, e Stephan Elliert, do Curso de Administração. O vídeo traz 20 entrevistas com atuais e ex-integrantes da PRAE e moradores da Residência Universitária, além de fotografias e informações dos primeiros anos da assistência estudantil na UFC.

SOBRE A PRAE – Em 1966 foi criada a Vice-Reitoria de Assuntos Estudantis para tratar dos assuntos próprios da assistência estudantil. Em 1969, as vice-reitorias foram transformadas em pró-reitorias, dando origem à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, com o objetivo de promover e assistir a comunidade estudantil em toda a sua plenitude, planejando, gerindo e executando os programas assistenciais dirigidos a essa coletividade.

Hoje, a PRAE é a unidade gestora de políticas para o apoio ao aluno de graduação da UFC e tem como missão fortalecer o vínculo institucional do estudante pelas condições de acesso, permanência, melhoria contínua e qualidade de vida.

Atualmente, mais de 7.600 benefícios são concedidos mensalmente pelo órgão, através de iniciativas como auxílio-moradia, ajuda de custo, bolsas e acompanhamento psicológico. A UFC conta ainda com 11 residências universitárias, onde moram 481 estudantes. Outra ação é o Restaurante Universitário, que serve, por mês, 300 mil refeições.

Fonte: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – fone:  3366 7440