Procurar no portal

UFC participa de seminário na Assembleia sobre prevenção e combate à chikungunya

Imagem: O seminário sobre chikungunya terá participação de especialistas do CE, BA,RJ e GOA Universidade Federal do Ceará é uma das instituições parceiras do Seminário Chikungunya: Conhecer para Prevenir e Combater – Experiências e Atitudes para o Enfrentamento do Aedes aegypti, que acontece nesta segunda-feira (27), das 8h às 17h30min, no Auditório João Frederico Ferreira Gomes, da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), situada na Rua Barbosa de Freitas, s/n, 6º andar, no Dionísio Torres, em Fortaleza.

A realização é da Frente Parlamentar de Combate ao Aedes aegypti da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE). Além de especialistas locais, participarão do evento convidados da Bahia, do Rio de Janeiro e de Goiás.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias. O formulário está disponível no site da Pró-Reitoria de Extensão (Prex) da UFC.

Representando o Comitê de Combate ao Aedes da UFC, a Pró-Reitora de Extensão, Profª Márcia Machado, participa como debatedora, com o deputado Carlos Felipe, Presidente da Comissão de Saúde da AL-CE, na mesa sobre o tema "Chikungunya: a doença e seus riscos". O debate será antecedido de palestras sobre o assunto a cargo da médica infectologista Melissa Falcão, da Bahia, e do médico infectologista pediátrico Robério Leite, do Ceará.

Ao longo do dia, ocorrerão palestras e debates enfocando os temas "Gestão e tecnologia a serviço da saúde", "Políticas públicas, estratégias e ações", e "O Aedes aegypti e os desafios para o controle". Os secretários da Saúde do Ceará, Henrique Javi, e de Góias, Leonardo Vilela, o secretário Nacional de Vigilância em Saúde, Adeilson Loureiro Cavalcante, bem como representantes da Fundação Oswaldo Cruz, participam do evento.

A programação completa do seminário está disponível no site da Assembleia Legislativa.

COMBATE AO MOSQUITO NA UFC – "O problema é grave em nosso Estado e deveremos atuar com muito protagonismo", observa a Pró-Reitora de Extensão, Profª Márcia Machado. Nesse sentido, a UFC está fortemente envolvida na luta contra o Aedes aegypti, agente transmissor da dengue, da zika, da chikungunya e da febre amarela. A Instituição vem promovendo pesquisas, campanhas e diversas outras atividades de combate e prevenção, divulgando informações para a comunidade acadêmica e contribuindo para sensibilizar e conscientizar toda a sociedade. Afinal, só com o esforço conjunto será possível erradicar as doenças transmitidas pelo mosquito.

No ano passado, foi iniciada uma nova fase da campanha UFC e Você contra o Mosquito. A principal novidade foi o lançamento do site www.aedes.ufc.br, que concentra divulgação de notícias sobre ações de prevenção e combate ao inseto, calendário de formações educativas para os diferentes públicos que compõem a Universidade e mecanismo para solicitação de palestras.

No site também está disponível material didático pronto para ser usado nas atividades de multiplicação para estudantes, servidores docentes, técnico-administrativos e comunidade. Entre os produtos estão apresentação de slides, lista de verificação domiciliar e do ambiente de trabalho e peças publicitárias da campanha para veiculação nas redes sociais e em grupos de aplicativos de mensagens.

Fonte: Pró-Reitoria de Extensão da UFC – fones: 85 3366 7452 e 3366 7455

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300