UFC apresenta ao poder público aplicativo, jogo e cartilha de combate ao "Aedes aegypti"

Imagem: Tela do app Aedes em focoA Universidade Federal do Ceará, por meio do Instituto UFC Virtual, acaba de desenvolver três produtos educativos que poderão servir de instrumento de combate ao Aedes aegypti, envolvendo a população na tarefa de reduzir focos do mosquito.

Um deles é o aplicativo Aedes em Foco, resultado de pesquisa com mais de 80 ferramentas análogas e feito em parceria com o médico infectologista e professor da UFC Ivo Castelo Branco, referência nacional em pesquisas sobre doenças tropicais.

O aplicativo, gratuito e já disponível em www.aedes.ufc.br, segue a filosofia do engajamento, da criação de "brigadas" – em condomínios, fábricas, escolas, universidades –, em que a população possui papel crucial. Os usuários poderão, por exemplo, mapear possíveis focos em sua residência ou vizinhança e receber informações sobre como proceder ao longo do ciclo de vida do mosquito. O aplicativo também permite uma comunicação automática com o poder público, que poderá tomar providências de forma mais ágil.

Segundo o Prof. Henrique Pequeno, que está à frente da criação do aplicativo, também será disponibilizado uma espécie de checklist, semelhante à utilizada por agentes de endemias, que alerta os usuários sobre possíveis fontes de risco.

"Dentro do ciclo de vida do mosquito, você vai sendo avisado sobre o tipo de checagem que precisa fazer, sobre como proceder. Apesar de ser uma das funcionalidades, fazer denúncias não é a única proposta do aplicativo. É preciso se engajar", explica o Prof. Henrique, lembrando que, mesmo com a sucessão de campanhas educativas nos últimos anos, o envolvimento da população ainda se mostra insuficiente.

Com o objetivo de atingir vários públicos e gerações, o Instituto UFC Virtual, através do Laboratório de Mídias Educacionais, também desenvolveu um jogo educativo e uma revista em quadrinhos, que poderão ser utilizados em escolas no sentido de criar a cultura de conscientização e combate ao Aedes aegypti.

LANÇAMENTO – Nesta quarta-feira (29), às 15h, na sala de reuniões da Vice-Reitoria da UFC (Campus do Benfica), as novidades serão apresentadas a representantes do poder público, com o objetivo de fechar parcerias para a difusão e utilização dos produtos.

Foram convidados representantes das secretarias da Saúde e da Educação do Estado do Ceará e do Município de Fortaleza, da Secretaria das Cidades do Estado, do Unicef, da equipe do Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, além das primeiras-damas do Estado e do Município de Fortaleza.

Fontes: Prof. Henrique Pequeno, do Instituto UFC Virtual – fone: 85 2181 5014 / Profª Márcia Machado, Pró-Reitora de Extensão e Presidente do Comitê de Combate ao Aedes da UFC – fone: 85 3366 7452