PRAE comemora Jubileu de Ouro com homenagens e criação de fórum estadual

Imagem: Homenagens a ex-pró-reitores marcaram a solenidade na última sexta-feira (Foto: Viktor Braga/UFC)Homenagem aos Ex-Pró-Reitores de Assuntos Estudantis e a criação do Fórum Estadual de Assistência Estudantil Universitária assinalaram as comemorações do Jubileu de Ouro da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da Universidade Federal do Ceará, em solenidade na noite da última sexta-feira (24) no auditório da Reitoria.

O Prof. Manuel Furtado Neto, Pró-Reitor da PRAE, enfatizou que, antes mesmo da criação oficial da Pró-Reitoria, o fundador da UFC, "o eterno Reitor Martins Filho, teve a visão de adquirir algumas casas ao redor da Praça da Gentilândia", que se tornariam as primeiras residências para estudantes carentes.

O Reitor Henry de Holanda Campos ressaltou que "o segmento discente é que justifica a presença desta Instituição na sociedade, produzindo e difundindo conhecimentos, arte e cultura". Referiu-se também a Martins Filho, que "já nos primeiros anos de sua gestão de 12 anos criou uma estrutura encarregada de dar apoio aos estudantes e aglutiná-los em atividades culturais e esportivas".

Veja outras imagens da solenidade no Flickr da UFC

As comemorações dos 50 anos de criação da PRAE tiveram início na manhã do dia 24 com a realização de um debate sobre o tema "Assistência estudantil no Estado do Ceará e no Nordeste do Brasil", com a presença de Cássia Virgínia Maciel, professora da Universidade Federal da Bahia e coordenadora do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace).

Imagem: Solenidade também foi marcada por reencontros (Foto: Viktor Braga/UFC)PASSADO E PRESENTE – Em 1955, tanto o Reitor Martins Filho quanto o Vice-Reitor Manuel Antônio Furtado (avô do atual Pró-Reitor da PRAE) conheciam os 300  estudantes da recém-criada UFC pelo nome. Os alunos pertenciam à Escola de Agronomia e às Faculdades de Direito, Medicina, Farmácia e Odontologia. Hoje, impossível saber o nome de cada um dos 30 mil estudantes de graduação dos campi da UFC de Fortaleza e do Interior, diz o Prof. Manuel Furtado Neto.

Atualmente, a Pró-Reitoria tem recursos específicos garantidos no orçamento anual da UFC, decorrente do Decreto nº 7.234, de julho de 2010, que criou o Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), afirma o Pró-Reitor.

Hoje, mais de 7.600 benefícios são concedidos mensalmente por meio de iniciativas como auxílio-moradia (um total de 900), ajuda de custo, bolsas e acompanhamento psicológico. A UFC conta com 11 residências universitárias, onde moram 481 estudantes. Outra ação é o Restaurante Universitário (RU), que serve, por mês, 300 mil refeições. Oferta, também, 1.500 bolsas de Iniciação Acadêmica, 100 bolsas de Incentivo ao Desporto, 100 auxílios-creche, 550 ajudas de custo para eventos, 3 mil isenções no RU.

Imagem: O Reitor Henry Campos recebeu uma placa em reconhecimento ao apoio dado pela UFC à X Bienal de Arte e Cultura (Foto: Viktor Braga/UFC)HOMENAGEADOS – Foram homenageados os seguintes Ex-Pró-Reitores de Assuntos Estudantis: José Denizard Macedo de Alcântara, in memoriam (1966-1967); Eduardo Saboia de Carvalho, in memoriam (1967-1968); José Neudson Braga (1968-1973); Pedro Teixeira Barroso, in memoriam (1973-1975); João Nunes Pinheiro, in memoriam (1975-1979); Raimundo Holanda Farias (1979-1983); Valdinard de Carvalho Custódio, in memoriam (1983-1987); Gustavo Hitzschky, in memoriam (1987-1990); Fernando Antônio Sabóia Leitão (1991); Vera Lúcia Klein (1991-1995); Luiz Carlos Uchoa Saunders (1995-2003); João Arruda (2003-2007); Maria Clarisse Ferreira Gomes (2007-2012); Elidihara Trigueiro Guimarães (2012) e Ciro Nogueira Filho (2012-2015).

Agradecendo em nome de todos, o Prof. Neudson Braga citou os desafios, lembrou-se de sua gestão ocorrida em tempos da ditadura militar e também da satisfação de conviver com a juventude.

RECONHECIMENTO – O estudante Ivo Braga, Diretor da União Nacional dos estudantes (UNE), recordou que a luta da entidade, em 2007, era conseguir R$ 200 milhões para a assistência estudantil e, hoje, com o advento do Pnaes, o orçamento é de R$ 1,6 bilhão. Em reconhecimento ao apoio que a UFC emprestou à recente realização da X Bienal de Arte e Cultura, realizada pela UNE em Fortaleza, Ivo Braga fez a entrega de uma placa ao Reitor Henry Campos.

Imagem: O Pró-Reitor da PRAE, Manuel Furtado, ressaltou a garantia de recursos para a assistência estudantil no orçamento da UFC (Foto: Viktor Braga/UFC)VÍDEO – Será lançado em abril o vídeo produzido por bolsistas da PRAE que conta a história da Pró-Reitoria. O documentário  traz 20 entrevistas com atuais e ex-integrantes da unidade e moradores da Residência Universitária, além de fotografias e informações dos primeiros anos da assistência estudantil na UFC. É uma realização dos alunos Jéssica Luana Alves, Rozeany Vilar e Déborah Félix, do Curso de Ciências Sociais, e Stephan Elliert, do Curso de Administração.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7938