Faculdade de Medicina realiza palestra sobre antroposofia na próxima segunda-feira (3)

Imagem: Arte de divulgaçãoO Núcleo de Integração Somaestética (NISE), vinculado ao Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes) da Universidade Federal do Ceará, realiza, na próxima segunda-feira (3), às 10h30min, a palestra "Medicina antroposófica na atenção primária em saúde: a pessoa no centro do cuidado". Será no Auditório Paulo Marcelo Martins Rodrigues (bloco didático da Faculdade de Medicina da UFC – Rua Alexandre Baraúna, 949, Rodolfo Teófilo).

A palestrante será a médica Iracema de Almeida Benevides, presidente da Associação Brasileira de Medicina Antroposófica (ABMA). O evento é promovido pelos professores Cavalcante Júnior, coordenador do NISE, e Pablo Alves, da disciplina Assistência Básica à Saúde do Adulto. A palestra é gratuita e aberta ao público, sem necessidade de inscrição.

SOBRE O TEMA – De acordo com a organização do evento, a Medicina Antroposófica integra a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNIPIC) e pode ser compreendida como uma ampliação da medicina clássica ocidental, na medida em que incorpora à dimensão física do ser humano suas dimensões anímica e biográfica na prática do cuidado em saúde. Essa racionalidade médica foi sistematizada na década de 1920, na Suíça, e fundamentada nos princípios da Antroposofia de Rudolf Steiner (1861-1925) e nos saberes da médica Ita Wegman (1876-1943), sendo atualmente praticada em 65 países. No Brasil, o movimento antroposófico foi iniciado na década de 1950, com as contribuições da médica Gudrun Burkhard, e hoje está presente em muitas cidades brasileiras.

SOBRE A PALESTRANTE – Iracema de Almeida Benevides é formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com residência médica em Cirurgia Geral e especializações em Medicina Antroposófica, Nutrologia e Saúde da Família. É mestra em International Health Management, Economy and Politics pela Università Commerciale Luigi Bocconi de Milão (Itália). Atuou como consultora do Ministério da Saúde e na Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS).

Fonte: Prof. Francisco Silva Cavalcante Júnior, coordenador do NISE – fones: 85 3366 9533 e 3366 9217 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.