Encontros Universitários terá testagem de HIV e hepatites B e C

Imagem: Dedo sendo furado em teste rápidoO Núcleo de Estudos em HIV/Aids e Doenças Associadas (Neaids), grupo de pesquisa e extensão vinculado ao Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, realiza mobilização para testagem de HIV e hepatites B e C, nos dias 30 e 31 de março, durante os Encontros Universitários, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. O local da testagem será o Instituto de Cultura e Arte (ICA), de 9h às 17h.

O objetivo de oferecer os testes rápidos é permitir o diagnóstico e/ou triagem dessas infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) na comunidade acadêmica (alunos e servidores docentes e técnico-administrativos). A atividade, sob coordenação da Profª Marli Galvão, é totalmente gratuita.

Os testes serão realizados por enfermeiros com experiência clínica em aconselhamento e testagem. O grupo oferecerá também aconselhamento, antes e depois dos testes. A testagem é sigilosa, e o resultado é entregue 30 minutos após o exame. Os casos reagentes (positivos) serão encaminhados para os serviços de referência.

VACINAÇÃO NO PORANGABUÇU – A Liga de Gastroenterologia e Emergência da UFC, projeto de extensão vinculado ao Departamento de Medicina Clínica, realizará no dia 10 de abril mais uma edição da campanha de vacinação contra a hepatite B. A ação é voltada, prioritariamente, para estudantes da área da saúde e servidores do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), das 12h30min às 14h na sala da esquina do Departamento de Patologia e Medicina Legal, no Campus do Porangabuçu. Para esse público, não é necessário levar a carteira de vacinação.

Há cinco anos a Liga de Gastroenterologia, formada por estudantes de Medicina e orientada pela Profª Lúcia Libanez, realiza a campanha de vacinação em parceria com estudantes de Enfermagem. A vacina é constituída de três doses, sendo a segunda aplicada um mês depois da primeira, e a terceira, seis meses após a primeira aplicação. As datas da segunda e terceira doses serão divulgadas posteriormente pelos organizadores.

Apesar de o público-alvo da campanha ser os servidores e estudantes da área da saúde, devido à maior possibilidade de entrarem em contato com sangue de pacientes do HUWC infectados com o vírus da hepatite B, qualquer pessoa pode participar. Nesse caso, basta comparecer com a carteira de vacinação.

Fontes: Profª Marli Galvão, do Departamento de Enfermagem da UFC – fone: 85 3366 8455 / Vilmar Dantas, da Liga de Gastroenterologia e Emergência da UFC – fone: 85 99838 9903