Eventos de aprendizagem cooperativa e tecnodocência integram os Encontros Universitários

Imagem: Cartaz do IV Encontro Cearense de Aprendizagem Cooperativa (ECAC) (Imagem: Divulgação)Como parte dos Encontros Universitários, a Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia) realiza, até sexta-feira (31), o IV Encontro Cearense de Aprendizagem Cooperativa (ECAC). O evento reúne, na Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), a comunidade universitária, gestores, professores e estudantes da educação básica para compartilhar "Experiências de protagonismo, cooperação e solidariedade na escola pública", tema desta edição.

Com mesas-redondas, palestras, sessões de conversa e apresentações de trabalhos acadêmicos, o evento discute a aprendizagem cooperativa como um meio possível de construir o ensino público. A abertura aconteceu na manhã dessa quarta-feira (29), quando bolsistas do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE) apresentaram os projetos que desenvolvem com a rede pública de ensino do Ceará.

Na ocasião, as professoras Marisa Botão e Lindalva Pereira, representantes da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, e a Profª Conceição Ávila, representante da Secretaria da Educação do Ceará, conversaram com a Profª Tereza Lima, diretora da Eideia, e o Prof. Manoel Andrade, coordenador de articulação entre a universidade e a escola básica, sobre a necessidade de parcerias entre a academia e a escola pública para criar experiências de inovação educacional.

Em conversa com os participantes, na tarde do primeiro dia do encontro, o Prof. Custódio Almeida, Vice-Reitor da UFC, disse acreditar que a escola comece a construir virtudes vivenciais e não apenas intelectuais. O Vice-Reitor defendeu a reflexão sobre a experiência como possibilitadora da transformação das percepções de mundo.

O primeiro dia terminou com o Prof. Elton Luz, diretor da EEEP Alan Pinho Tabosa, do município de Pentecoste, contando sobre a experiência de sala de aula que estudantes da escola vivenciam há cinco anos. Agrupados em trios, chamados células cooperativas de acordo com a metodologia da aprendizagem cooperativa, os estudantes compartilham com o professor a responsabilidade pelo processo de ensino e aprendizado. Estudantes e docentes assumem cooperativamente o protagonismo em sala.

Nesta quinta-feira (30), os participantes apresentam relatos de experiências sobre o estudo cooperativo em todo o Ceará. O evento termina na sexta-feira (31) com narrativas de histórias de militância e compromisso com a escola pública. Confira a programação completa.

Imagem: Logomarca do II Encontro de TecnodocênciaTECNODOCÊNCIA – Também integrando os Encontros Universitários 2017, o II Encontro de Tecnodocência acontece, nesta quinta (30) e sexta-feira (31), com o objetivo de propiciar aos alunos e professores de graduação da UFC, bem como aos alunos, tutores e coordenadores dos cursos de graduação a distância, um espaço de reflexão e de partilha de conhecimentos sobre a integração entre docência e as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC).

As apresentações ocorrem por exposição oral do trabalho, presencialmente ou por meio de vídeo. Assim, alunos que não puderem estar presentes durante o encontro podem acompanhar as apresentações de trabalhos por webconferência e ainda receber certificado de participação.

A webconferência estará disponível nesta quinta-feira (30), das 14h às 18h, pelo link de acesso (rede da UFC, inclusive wifi pelo celular) ou pelo endereço http://live.virtual.ufc.br (3G, 4G ou outra rede fora da UFC) para qualquer aluno, incluindo os da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFC). O certificado de participação terá a carga horária do tempo que o aluno estiver logado e participando. Perguntas podem ser feitas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Para quem tem disponibilidade de conferir o encontro presencialmente, as apresentações de trabalhos ocorrerão na sala 27, no 1º andar do Instituto de Cultura e Arte (ICA), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, conforme programação a seguir:

Dia 30
Dia 31

O II Encontro de Tecnodocência é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Tecnodocência, que reúne pesquisadores e estudantes interessados na integração entre tecnologias digitais e docência no contexto teórico e prático da formação inicial e continuada de professores da educação básica e superior. Tanto o grupo de pesquisa como o evento estão sob a coordenação dos professores Luciana de Lima e Robson Loureiro, do Instituto UFC Virtual.

Fontes: Fernando Falcão, da Assessoria de Comunicação do PRECE – fone: 85 3243 2180 / Profª Luciana de Lima, coordenadora do Grupo de Pesquisa Tecnodocência – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.