Centro Acadêmico de Engenharia de Pesca promove limpeza de praia no sábado (1º)

Imagem: O Centro Acadêmico Stênio de Freitas, do Curso de Engenharia de Pesca da UFC, promove ação de conscientização ambiental na Praia de Iracema (Foto: Divulgação)O Centro Acadêmico (CA) Stênio de Freitas, do Curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Ceará, promove, neste sábado (1º), ação de conscientização ambiental na Praia de Iracema. Será realizada limpeza da orla no trecho que vai do Estoril à comunidade do Poço da Draga. O evento, um trote cidadão para recepcionar cerca de 50 calouros do curso, terá concentração a partir das 8h30min, no Estoril.

Além dos estudantes, devem participar da limpeza moradores e surfistas da região. Qualquer pessoa interessada também pode se juntar ao grupo e contribuir no recolhimento de materiais. Também haverá fixação de placas de conscientização ambiental em um muro próximo à praia. Os organizadores trabalham em conjunto com o projeto de extensão Interpesca e são orientados pelo Prof. Reynaldo Marinho, coordenador do Curso de Engenharia de Pesca.

"Queremos aproveitar o aumento de movimento naquela área e criar um novo conceito de praia, conscientizando as pessoas, principalmente as novas gerações, para que elas cuidem daquele espaço e, no futuro, ali seja uma praia limpa", explica o presidente do CA de Engenharia de Pesca, Eduardo Brasileiro.

"Somos de um curso que tem como uma de suas principais tarefas prezar pelo cuidado com o mar, e isso inclui a limpeza", diz a diretora financeira do CA, Sarah Hannahe, que destaca a conscientização como aspecto fundamental para a manutenção do bioma e de práticas como a pesca artesanal.

A ação tem o apoio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA), da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE) e da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor).

Fontes: Eduardo Brasileiro – fone: 85 9773 4246 / Sarah Hannahe – fone: 85 99607 0816, estudantes de Engenharia de Pesca e organizadores do evento