Nota de falecimento: Prof. Josué Mendes Filho

Imagem: Prof. Josué Mendes FilhoA Universidade Federal do Ceará comunica, com pesar, o falecimento, ocorrido na madrugada desta terça-feira (11), do Prof. Josué Mendes Filho, 72 anos, docente do Departamento de Física e da Pós-Graduação do curso. O velório está sendo realizado na Funerária Ternura (Rua Padre Valdevino, 2255, Aldeota), onde haverá missa de corpo presente, às 15h. O sepultamento está marcado para as 17h30min, no Cemitério Parque da Paz.

A trajetória do Prof. Josué Mendes Filho foi marcada por cinco décadas de dedicação, ousadia e contribuição marcante para o crescimento científico da UFC e da Física brasileira. A UFC declarou luto oficial de três dias.

No último dia 23 de novembro, o Prof. Josué Mendes Filho recebeu das mãos do Reitor Henry de Holanda Campos o título de Professor Emérito da UFC. Com graduação em Física pela UFC, título de mestre na área pela Universidade de Brasília (UnB) e de doutor em Física, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ele publicou mais de 270 artigos em revistas internacionais, que resultaram em 5 mil citações da comunidade internacional. Com suas pesquisas, notabilizou-se no campo da Física do Estado Sólido, usando como ferramenta de estudo o espalhamento de luz pela matéria. Mais recentemente, era Bolsista de Produtividade nível 1A do CNPq, tendo sido o único a atingir esse patamar na história da Física no Ceará.

"A confiança e o apoio incondicional dispensado aos seus estudantes e o entusiasmo a cada resultado obtido no laboratório contagiam a todos em torno do Prof. Josué. Tive o privilégio de ter desfrutado do seu modelo de orientação, totalmente voltado para a conquista da autonomia científica de seus orientandos. Ele me permitiu exercer de forma plena a minha proatividade de pesquisador em formação, sempre cultivando e incentivando a minha liberdade sem nunca me sombrear, mas sempre criando oportunidades e me desafiando a avançar", declara o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Antonio Gomes de Souza Filho, que foi seu aluno e orientando.

Leia mais sobre a vida e carreira do Prof. Josué Mendes Filho, no relato do Prof. Antonio Gomes de Souza Filho.

Fonte: Gabinete do Reitor – fone: 85 3366 7307