Barra do Governo Federal

Procurar no portal

Concessão de 1.659 bolsas de pesquisa pela Funcap é "visão de futuro", diz Reitor

Imagem: Autoridades na solenidade no Palácio da AboliçãoEm solenidade na manhã desta quarta-feira (19), no Palácio da Abolição, foi anunciada a concessão de 900 bolsas de mestrado e doutorado e oficializada a concessão de 759 bolsas de iniciação científica. Os benefícios para os estudantes são gerenciados pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), órgão vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) do Estado.

No evento, o governador Camilo Santana outorgou 503 bolsas de mestrado e 397 de doutorado. Selecionados pela Funcap por meio de edital público, os alunos contemplados mantêm atividades de pesquisa de alto nível em cursos credenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em todo o Estado. Somente para as bolsas de pós-graduandos, o investimento foi de R$ 17,1 milhões. Somando as 759 bolsas de iniciação científica, os investimentos chegam a R$ 20,7 milhões.

O Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, discursou na solenidade. Para ele, o anúncio da concessão das bolsas "é acolhido efusivamente pela comunidade acadêmica". E completou: "A isto eu chamo de visão de futuro, de sensibilidade no trato de uma questão crucial em nossos tempos, qual seja a geração de conhecimentos. O grau de desenvolvimento social e econômico que atingiremos dentro de uma ou duas décadas começa a ser definido hoje. Se quisermos suplantar o estágio de país eternamente periférico, dependente, é preciso que iniciemos, de imediato, um esforço redobrado no campo da ciência, da tecnologia e da inovação", disse.

Imagem: Reitor Henry Campos e governador Camilo Santana se abraçamNa ocasião, o governador Camilo Santana destacou que "o Estado investe na qualificação de jovens nas universidades não só para que eles possam se qualificar. Vai além de preparar esses jovens para o mercado de trabalho. Também queremos que eles possam dar um retorno para o Ceará em pesquisa e soluções dos problemas do Estado em diversas áreas, como nos problemas da seca, da saúde, de infraestrutura, alternativas de mobilidade urbana, dentre outros pontos. Esses resultados a gente vai poder ver através do desenvolvimento desses alunos".

O Reitor Henry Campos concorda: "Temos, nas universidades cearenses, importante massa crítica, empenhada em investir na excelência e disposta a oferecer a contribuição da Inteligência para superarmos aqueles problemas crônicos que entravam o desenvolvimento. Elas estão prontas para gerar as inovações tecnológicas que nos possibilitarão conquistar novos mercados nacionais e internacionais e melhorar a qualidade de vida do nosso povo. Quando nos são oferecidas condições, temos feito a nossa parte", assegurou.

Também participaram do evento o titular da Secitece, Inácio Arruda, o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Tin Gomes, além de reitores e pró-reitores de universidades sediadas no Estado, coordenadores dos programas de pós-graduação e alunos bolsistas. Com informações da Assessoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331

Créditos

© 2017 Secretaria de Tecnologia da Informação/Divisão de Portais Universitários Ir para o topo