UFC adere a sistema de virtualização de processos administrativos

Imagem: Logomarca do Sistema Eletrônico de Informações A Universidade Federal do Ceará aderiu ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), plataforma do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão para a implantação do processo administrativo em meio eletrônico.

O sistema, cedido gratuitamente para instituições públicas, permite o fluxo de documentos e processos em um mesmo ambiente virtual, eliminando o uso de papel como suporte físico e disponibilizando informações em tempo real.

O Acordo de Cooperação Técnica para o advento do sistema na UFC foi assinado recentemente pelo Reitor Henry Campos e pelo Secretário-Adjunto de Gestão do Ministério do Planejamento, Cassiano de Souza Alves. O acordo trata da cessão do direito de uso do software, nos termos da Portaria Conjunta nº 3, de 16 de dezembro de 2014, criado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

Conforme dados apresentados pelo Ministério de Planejamento, esse sistema, até o início de abril, já contabilizava 103 implantações (finalizadas ou em andamento) do SEI em instituições federais, incluindo a UFC.

O SEI NA UFC – Na Universidade, o SEI substituirá o módulo de Protocolo do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC), integrante do Si3. A implantação da primeira versão do sistema na UFC está prevista para agosto, segundo o gestor técnico da implantação do SEI na UFC, Luís César Marques de Vasconcelos, Diretor da Divisão de Sistemas da Informação da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI).

A comissão de implantação da UFC iniciou seus trabalhos em dezembro de 2016 e vem desde então estudando legislação, documentação técnica, participando de cursos e realizando visitas técnicas a outras universidades e organizações federais que também aderiram e já implantaram o SEI. "Essa troca de experiência é fundamental para a melhor adequação da Universidade ao sistema, que será brevemente implantado. A equipe que está trabalhando no projeto é multidisciplinar, envolvendo as áreas de TIC, segurança da informação, gestão de arquivos e protocolo", diz Vasconcelos.

De acordo com ele, um dos maiores desafios é mudar a cultura organizacional da Universidade, sendo necessário o envolvimento de todos os gestores e demais servidores docentes e técnico-administrativos da Instituição. A UFC está elaborando um amplo programa de treinamentos relativos à implantação do novo sistema. As capacitações serão realizadas ao longo dos próximos meses e destinadas a todas as unidades administrativas dos campi de Fortaleza e do Interior do Estado.

O Pró-Reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt, aponta que o SEI representará redução do uso de papel, economia de recursos, melhoria na prestação dos serviços e ganho de eficiência. "Por exemplo, um processo orçamentário de interesse do Curso de Medicina, no Campus de Sobral, tem de ser enviado por meio de malote até Fortaleza. Com a implantação do SEI, o referido processo será encaminhado com apenas um clique de 'enviar processo'. Todos os documentos que compõem o processo já estarão em meio digital, sem a utilização de papel. A partir daí, os envolvidos poderão acompanhar o andamento do processo em todas as instâncias e os despachos que foram realizados", explica.

SOBRE O SEI – O SEI é o instrumento oficial oferecido pelo Governo Federal aos órgãos que buscam adequação digital por meio do Processo Eletrônico Nacional (PEN), que, de acordo com o site do Ministério do Planejamento, é uma iniciativa conjunta dessas organizações e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos, objetivando a melhoria no desempenho dos processos do setor público, com ganhos em agilidade, produtividade, transparência, satisfação do usuário e redução de custos.

Fonte: Luís César Marques de Vasconcelos, gestor técnico da Implantação do SEI na UFC – fone: 85 3366 9999