Pela primeira vez, HUWC realiza cirurgia de troca de válvula do coração minimamente invasiva

Imagem: O Hospital Universitário faz parte do Complexo Hospitalar da UFC (Foto: CCSMI/UFC)O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) realizou sua primeira cirurgia de troca valvar aórtica. A operação consistiu de uma esternotomia parcial, ou seja, a realização de uma incisão parcial no esterno, o osso achatado central do tórax, que concede maior estabilidade à caixa torácica.

Esse procedimento é considerado minimamente invasivo, visto que evita grandes incisões no paciente. Nessa cirurgia, é feito um corte de cerca de 5 a 8 centímetros, 75% menor do que a incisão realizada na cirurgia convencional.

A primeira paciente a receber esse procedimento no HUWC foi Francisca Alves Nobre. Diarista com 45 anos de idade, ela sentiu tonturas e decidiu fazer alguns exames. A partir deles, descobriu que precisaria fazer um cateterismo no HUWC. Após o exame, constatou que teria de ser submetida à cirurgia de troca valvar aórtica. A princípio, ela ficou bastante surpresa.

“Levei um susto e tanto, não imaginava que uma tontura podia revelar tanta coisa”, disse. Em 7 de fevereiro, foi submetida à cirurgia que tanto esperava. Apesar da surpresa, ela afirma que encarou todo o processo “numa boa” e que “não tem do que reclamar”. Após sete dias, Francisca voltou para casa e, cerca de 45 dias depois, retornou ao HUWC para a consulta de revisão. Ela já recebeu alta médica.

BENEFÍCIOS – A cirurgia já é bastante comum em países como os Estados Unidos, mas está sendo implantada aos poucos no Brasil. Com a realização desse procedimento, o Hospital Universitário dá um passo importante para acompanhar as inovações que estão sendo feitas na área de cirurgia cardiovascular. A equipe que realizou o procedimento contou com cerca de oito profissionais, entre eles, três cirurgiões, dois anestesistas, dois técnicos de enfermagem e um enfermeiro perfusionista.

Essa operação traz benefícios tanto para o paciente quanto para a equipe e para a instituição que o realiza. Entre os benefícios para o paciente estão a diminuição da dor no processo de regeneração, a recuperação mais rápida e a diminuição das chances de necessitar de uma transfusão sanguínea.

Entre as vantagens desse tipo de intervenção incluem-se, ainda, o baixo custo de sua realização, uma vez que os instrumentos podem ser reutilizados sem nenhum prejuízo, e a permanência do paciente por tempo reduzido nos leitos hospitalares. O procedimento utiliza conceitos de segurança do paciente aplicados à cirurgia tradicional.

Apesar de possuir muitos benefícios, nem todos os pacientes são qualificados para se candidatar à operação. O médico João Marcelo Albuquerque, cirurgião cardiovascular e responsável pela inclusão desse procedimento no rol de cirurgias do HUWC, explica que pacientes apenas com complicações na válvula aórtica estão aptos a recebê-lo. O procedimento não pode ser realizado em pacientes que possuem complicações em outras regiões do coração. A equipe está desenvolvendo um protocolo para integrar os processos da enfermaria, do ambulatório e da cirurgia para viabilizar a realização dessa operação com maior rapidez.

HUWC – Do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará, o HUWC pertence à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no País, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do HUWC – fone: 85 3366 8183