Laboratório de Psicanálise da UFC promove conferência e lançamento de livro no sábado (6)

Imagem: O evento ocorre às 10h, no Salão Humberto Cavalcante, do Ideal Clube (Imagem: Divulgação)O Laboratório de Psicanálise da Universidade Federal do Ceará (núcleo de extensão do Departamento de Psicologia) promove, no próximo sábado (6), em parceria com a Corpo Freudiano Escola de Psicanálise e a Editora Zahar, a conferência "Amar, trabalhar, deliberar: sobre a finalidade da psicanálise".

O evento ocorre às 10h, no Salão Humberto Cavalcante, do Ideal Clube (Av. Monsenhor Tabosa, 1381, Praia de Iracema – entrada pela Av. Rui Barbosa).

A palestra será ministrada pelo professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) Marco Antonio Coutinho Jorge, que, logo após a conferência, lançará o livro Fundamentos da Psicanálise de Freud a Lacan – volume 3 – a prática analítica.

As inscrições antecipadas podem ser feitas no Laboratório de Psicanálise da UFC (Av. da Universidade, 2762, Benfica), até sexta-feira (5), das 9h às 12h e das 14h às 17h, e na sede da Corpo Freudiano – seção Fortaleza (Av. Santos Dumont, 3131/521, Shopping Del Paseo, Aldeota), até quinta-feira (4), das 18h às 20h.

Caso ainda haja vagas, as inscrições poderão também ser realizadas no dia e local da conferência, a partir das 9h30min. Haverá entrega de declaração de participação. Mais informações podem ser obtidas na página do evento no Facebook ou pelo telefone (85) 3366 7727.

SOBRE A OBRA – De acordo com o texto de divulgação da obra, Sigmund Freud (1856-1939) adiou a escrita de seus artigos sobre técnica por alguns anos, nos quais a experiência clínica lhe permitiu conceber o método e a finalidade da psicanálise. Marco Antonio Coutinho Jorge trata desse período e situa o ciclo da técnica na sequência dos ciclos do inconsciente e da fantasia.

O livro expõe os principais conceitos clínicos freudianos – como transferência, resistência, repetição e elaboração – em toda a densidade que lhes dá a renovação empreendida por Jacques Lacan (1901-1981), com sua macroteoria do real-simbólico-imaginário e outros conceitos. Além de textos teóricos e exemplos de consultório, Coutinho Jorge recorre a elementos como cinema, literatura, mitologia, pintura, filosofia e música pop, reforçando a relação entre a teoria e o cotidiano.

Fonte: Laboratório de Psicanálise da UFC – fone: 85 3366 7727 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.