Complexo Hospitalar da UFC recebe R$ 7,2 milhões do Rehuf

Imagem: Fachada do Hospital Universitário Walter CantídioO Hospital Universitário Walter Cantídio e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará, receberam um aporte importante de recursos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Foram liberados R$ 2.389.063,16 para o HUWC e R$ 4.767.033,13 para a MEAC na última terça-feira (2).

Ao todo, o reforço financeiro foi de cerca de R$ 189 milhões para 49 hospitais universitários filiados à Ebserh nas cinco regiões do País. A verba foi destinada por meio de duas portarias do Ministério da Saúde publicadas no Diário Oficial da União e prevê o custeio de materiais de uso diário das unidades, além de investimentos em reformas, obras e aquisição de equipamentos. Os recursos financeiros serão liberados mediante a comprovação da liquidação dos empenhos.

De 2013, data da assinatura do contrato entre a UFC e a Ebserh, até o ano passado, o HUWC já recebeu aproximadamente R$ 19,7 milhões via Rehuf, e a MEAC, R$ 11,8 milhões. Recursos investidos na aquisição de produtos para a saúde (marcapassos, insumos para hemodiálise e neurocirurgias neonatais e adultas etc.), medicamentos para a continuidade dos serviços assistenciais (quimioterápicos, kits para hemodiálise aguda, entre outros), equipamentos médico-hospitalares (respiradores, bipaps, cardioversores etc.) e mobiliário administrativo (mesas e armários) e assistencial (camas, macas etc.).

Segundo o presidente da estatal, Kleber Morais, a liberação de grande parte dos recursos do Rehuf destinados para 2017, ainda no primeiro semestre, é fundamental para a melhoria dos serviços prestados de forma gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). "Com esse volume de recursos já no primeiro dia útil de maio, os hospitais ficarão abastecidos e sem inadimplência nos compromissos assumidos e, em alguns casos, poderão dar andamento a planos de trabalho que dependiam de um aporte de capital", avalia Morais.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do HUWC – fone: 85 3366 8183