Procurar no portal

Prof. Jorge Manuel Coutinho de Abreu, da Universidade de Coimbra, abriu a XII Semana do Direito

Imagem: Prof. Jorge Manuel Coutinho de Abreu, da Universidade de CoimbraCom a palestra "Novos e velhos problemas do direito societário atual", ministrada pelo Prof. Jorge Manuel Coutinho de Abreu, da Universidade de Coimbra, foi aberta nesta segunda-feira (8), no Auditório Reitor Antônio Martins Filho, a 12ª edição da Semana do Direito da Universidade Federal do Ceará, promovida pelo Centro Acadêmico Clóvis Beviláqua.

Presidiu a solenidade o Diretor da Faculdade de Direito, Prof. Cândido Albuquerque, que expressou a satisfação em receber o renomado professor português, que coordena o curso de doutorado em Direito da Universidade de Coimbra.

A mesa de abertura, além dos dois professores mencionados, teve a participação do Coordenador do Curso de Direito da UFC, Prof. William Paiva Marques, e do Presidente da Câmara de Comércio Português no Brasil, Rômulo Alexandre Soares, ex-aluno da Faculdade.

Veja outras imagens da abertura da semana no Flickr da UFC

A vinda do Prof. Coutinho de Abreu para participar da Semana é muito significativa, segundo o Prof. Cândido Albuquerque, não apenas por ser ele uma autoridade internacional na área do direito comercial mas "também por ser hoje o principal interlocutor da Faculdade de Direito da UFC na Europa".

Imagem: Público lotou o Auditório Reitor Antônio Martins Filho, na Faculdade de Direito (Foto: Viktor Braga/UFC)O Prof. Cândido informou que foi por indicação do Prof. Coutinho de Abreu que a Faculdade de Direito cearense passou a integrar, no ano passado, a Associação das Faculdades de Direito Latinas (AFDL). No Brasil, somente a da UFC e a da Universidade de São Paulo integram a entidade com sede em Valladolid (Espanha), que reúne instituições da Espanha, Portugal, Romênia, França e Itália. Como coordenador do curso de doutorado em Direito da Universidade de Coimbra, o Prof. Abreu também teve papel importante no estabelecimento de convênio com a UFC.

A programação deste primeiro dia da XII Semana do Direito incluiu, ainda pela manhã, a palestra "Direitos fundamentais na era digital: o exemplo do direito ao esquecimento", ministrada pelo Prof. Ingo Sarlet. Para o período da tarde estão previstos minicursos  sobre "Terceirização: eficiência ou perda de direitos?", "História em quadrinhos e a  ditadura militar", "Pesquisa em grupo e direito: desafios e possibilidades, e "Como elaborar um contrato".

As atividades noturnas da Semana começam às 18h e para hoje estão programadas palestras com o Prof. Pedro Lenza, autor de diversas obras jurídicas de direito constitucional, e com o Prof. Eugênio Pacelli, que falará sobre "Operação Carros Limpos e o novo processo penal no Brasil".

Imagem: Abertura ainda contou com o Presidente da Câmara de Comércio Português no Brasil, Rômulo Alexandre Soares; o Diretor da Faculdade de Direito, Prof. Cândido Albuquerque; e o Coordenador do Curso de Direito da UFC, Prof. William Paiva Marques (Foto: Viktor Braga/UFC)HOMENAGENS – Nesta segunda-feira (8), na abertura da programação noturna,  será prestada homenagem à aluna Bianca Gadelha, que faleceu em fevereiro. Na próxima sexta-feira (12), às 18h, será homenageada a Profª Gretha Leite, do corpo docente da Faculdade de Direito da UFC. O nome dela foi eleito pelos alunos da faculdade.

Para outras informações sobre a XII Semana do Direito da UFC, o interessado deve acessar o site do Centro Acadêmico Clóvis Beviláqua. As novidades sobre a programação também podem ser acompanhadas na página do evento no Facebook.

VISITA À REITORIA – Após a palestra de abertura da XII Semana do Direito, o Prof. Jorge Manuel Coutinho de Abreu realizou visita de cortesia ao Vice-Reitor em exercício da Reitoria, Prof. Custódio Almeida.

Fontes: Faculdade de Direito da UFC – fones: 85 3366 7834 e 3366 7833 / Ana Katrine de Moraes, da comissão organizadora do evento – fone: 85 98414 8774

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300