Unidade de telemedicina será inaugurada na quinta-feira (11), na Faculdade de Medicina

A unidade vai funcionar na sede do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (Foto: Divulgação/Nuteds)Será inaugurada na próxima quinta-feira (11), na Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal do Ceará, uma nova unidade da Rede Universitária de Telemedicina (Rute). O equipamento funcionará nas dependências do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (Nuteds), na Rua Professor Costa Mendes, 1608, Rodolfo Teófilo.

Trata-se de uma conquista importante para a Universidade, porque a unidade Nuteds/Famed/UFC passa a fazer parte de uma rede nacional de instituições cujo objetivo é fomentar projetos de telemedicina no País. A Rute é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), presente em universidades e hospitais universitários (HUs) e de ensino em todo o País, visando apoiar o aprimoramento de projetos de telemedicina já existentes e de futuros trabalhos institucionais na área.

A inauguração da unidade ocorre durante a Semana da Saúde UFC 2017. A cerimônia de inauguração será presencial, no Nuteds, e por videoconferência, com a participação de convidados nacionais e internacionais. Interessados em acompanhar podem comparecer à sala de vídeo do Nuteds.

O NÚCLEO RUTE NA FAMED – Embora ainda não tenha sido inaugurada oficialmente, a unidade de telemedicina na UFC já deu início a alguns projetos. Em abril, começou a operar o 1° SIG de Educação em Informática Biomédica do Brasil. Os SIGs (do inglês Special Interest Groups) são uma iniciativa da Rute para promoção de debates, discussões de caso e até aulas a distância, por vídeo ou webconferência, estimulando a integração e a capacitação entre profissionais de saúde em diferentes níveis de formação profissional. O SIG de Educação em Informática Biomédica ocorre na última quinta-feira de cada mês, das 8h30min às 10h, por webconferência. A programação está disponível no site do Nuteds.

Além do SIG, o núcleo de telemedicina busca desenvolver o Campus Digital de Ensino e Pesquisa em Saúde da UFC, que será inaugurado também no dia 11 de maio. Ambas as iniciativas devem estimular o desenvolvimento de competência digital entre profissionais e estudantes na área da saúde, para uso produtivo das tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC), de modo a melhorar o letramento digital e informacional já a partir dos cursos de graduação.

Fonte: Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da UFC – fone: 85 3366 8055