Museu de Anatomia e Arte da UFC promove II Anatomy Day na sexta-feira (12)

Imagem: Réplica do corpo humanoUma oportunidade para conhecer mais sobre o corpo humano de forma lúdica e interativa é o que oferece o Museu de Anatomia e Arte (Musanart), projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará, com a realização do II Anatomy Day. O evento acontece na próxima sexta-feira (12), das 8h às 19h, no Departamento de Morfologia da Faculdade de Medicina (Rua Delmiro de Farias, s/n, por trás do Hemoce), no Campus de Porangabuçu.

Entre as atrações está a exposição de partes reais do corpo humano que passaram pelo processo de plastinação, técnica criada, em 1977, pelo artista e anatomista alemão Gunther von Hagens, que é usada no Laboratório de Plastinação, setor que integra o Laboratório de Anatomia do Departamento de Morfologia da UFC.

"O Laboratório de Plastinação, coordenado pelo técnico Helson Freitas, propõe-se a confeccionar peças anatômicas de origem animal ou humana, que passam por um processo químico, tornando-as plastificadas, reduzindo assim a toxidade e aumentando a longevidade delas. Destaco que o Laboratório de Plastinação foi o primeiro a ser implantado em universidade do Norte e Nordeste do Brasil", diz a Profª Delane Viana Gondim, coordenadora do Laboratório de Anatomia do Departamento de Morfologia, ao qual também é vinculado o projeto Musanart.

Imagem: Réplica do olho humanoNa primeira edição, no ano passado, o Anatomy Day recebeu 1.600 visitantes, muitos deles estudantes de escolas públicas e particulares. A expectativa é das melhores para este ano. "Nossos alunos se preparam para receber e direcionar os visitantes ao conhecimento do corpo humano, mostrando tanto peças reais como sintéticas, bem como as fabricadas artesanalmente por eles, contidas em nosso museu", explica a Profª Delane Viana Gondim.

Além das exposições, o público poderá assistir à exibição de vídeos sobre o funcionamento do corpo humano e fazer observações de células e tecidos usando microscópio. Com o Musanart, participam da organização do Anatomy Day a Liga de Anatomia e Cirurgia, integrada por alunos da Faculdade de Medicina, e a Liga de Anatomia de Cabeça e Pescoço, que reúne discentes da Medicina e de outros cursos da área de saúde, como Odontologia, Fisioterapia e Enfermagem.

COMO PARTICIPAR – O Anatomy Day é aberto a toda a comunidade sem obrigatoriedade de inscrições. No caso de escolas que desejem levar grupos de alunos, basta enviar mensagem para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando o número de estudantes e o horário pretendido.

Fontes: Profª Delane Gondim, do Departamento de Morfologia – fones: 85 3366 8471 e 3366 8474