Reitor inaugura Laboratório de Línguas destacando abertura para internacionalização

Imagem: Sala com computadores do Laboratório de LínguasFoi inaugurado, na manhã desta sexta-feira (12), o Laboratório de Línguas do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), Núcleo de Línguas-Inglês, no Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará. O equipamento é resultado de parceria com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e o Grupo Mais Unidos.

Na ocasião, o Reitor Henry Campos destacou o impulso que a UFC está dando rumo à sua internacionalização, projeto "em que tenho me empenhado fortemente, por acreditar que não se faz universidade sem uma ampla e irrestrita colaboração internacional, sem um diálogo acadêmico na área da pesquisa e da inovação".

Veja outras imagens da inauguração no Flickr da UFC

Durante a inauguração, a Profª Vládia Cabral Borges, Diretora do Centro de Humanidades, resumiu as ações realizadas relativas ao ensino e aprendizado de idiomas estrangeiros. Referiu-se também ao que chamou de gestação do Idiomas sem Fronteiras, em 2012, programa no qual sempre acreditou. Ela também fez agradecimentos a Alexandre Mancuso, representando a USAID; a Augusto Corrêa, do grupo Mais Unidos; e a Profª Denise Abreu e Lima, Presidente do Programa Idiomas sem Fronteiras. Agradeceu, ainda, a toda a equipe que contribuiu para a concretização do Laboratório.

PARCERIA – O Laboratório é o sétimo a ser inaugurado em uma universidade, destacou Augusto Corrêa, do grupo Mais Unidos, dizendo que a meta deles é ousada, qual seja, instalar em todas as universidades públicas equipamento semelhante.

Para Alexandre Mancuso da Cunha, atualmente nada se faz sem parceria e enfatizou que ele mesmo era resultado de parceria "entre uma italiana da Calábria com um cearense de Limoeiro do Norte, que se conheceram em São Paulo e têm um filho que trabalha para o governo norte-americano". "Nada se faz sozinho", assegurou, acrescentando que o papel da USAID é facilitar as parcerias e cooperações.

Imagem: Autoridades e convidados descerram placa comemorativa à inauguração do Laboratório de LínguasDETERMINAÇÃO – Com elogios sobre a determinação e capacidade de trabalho da Profª Vládia Borges, a Presidente do Programa Idiomas sem Fronteiras, Denise Abreu e Lima, iniciou seu discurso assegurando que tem "na Profª Vládia uma parceira incondicional. Tanto para levar adiante os projetos quanto para dizer que os rumos precisam ser corrigidos". Denise Abreu e Lima enalteceu também o pioneirismo da UFC em diversos aspectos, inclusive no Programa IsF.

O Reitor Henry Campos ratificou as palavras ditas pela oradora que o antecedeu. Em seguida parabenizou a Profª Vládia pelo empenho em tornar realidade o Laboratório, salientando que, no momento de dificuldade pelo qual passa a universidade pública, o que se faz mais necessário é trabalhar.

"Hoje, aqui estamos dando sequência à lúcida tradição inaugurada por Martins Filho, estamos abrindo novas portas para o mundo", disse o Reitor, salientando que "não se faz Universidade sem pactuarmos novos convênios com instituições estrangeiras, sem publicarmos nossos artigos em periódicos de alcance universal, sem incentivarmos o intercâmbio de professores e alunos".

PRESENÇAS – Após o primeiro momento da solenidade, realizada na sala do Conselho do Centro de Humanidades, autoridades acadêmicas, convidados, professores e alunos se dirigiram ao Laboratório para o descerramento de placa comemorativa.

Estavam presentes ao ato, também, os pró-reitores Antônio Gomes, de Pesquisa e Pós-Graduação; José Soares de Andrade Jr., de Relações Internacionais; e Rogério Masih, pró-reitor em exercício da Pró-Reitoria de Extensão. E, ainda, os professores Andreia Turolo, Rafael Ferreira da Silva, Alexander Magnus, Paulo Roberto Nogueira de Andrade e Massilia Maria Lira, coordenadores pedagógicos das línguas inglesa, italiana, alemã, portuguesa e espanhola, respectivamente, e a Profª Márcia de Melo Gradvohl, Coordenadora Geral das Casas de Cultura Estrangeira da UFC.

Fonte: Profª Vládia Borges, coordenadora do IsF na UFC – fone: 85 3366 7600