Barra do Governo Federal

Procurar no portal

UFC firma parceria para utilização de software de projetos estruturais

Imagem: Interface do softwareA Universidade Federal do Ceará e a TQS Informática firmaram parceria com vistas à utilização de um software de desenvolvimento de projetos estruturais, utilizado na disciplina Projeto de Edifícios em Concreto, do último ano do Curso de Engenharia Civil. Assim, os estudantes têm maior contato com aspectos do cotidiano da prática profissional.

A disciplina utiliza a metodologia PBL (sigla em inglês para Aprendizagem Baseada em Problemas), na qual o conteúdo didático é apresentado à medida que o problema se apresenta aos estudantes. Eles se deparam com a meta de desenvolver um projeto estrutural completo de um edifício-exemplo, onde são reproduzidas todas as interdisciplinaridades e condições.

Segundo o Prof. Augusto Albuquerque, do Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil da UFC, a disciplina é estruturada a partir da divisão da turma em 10 equipes, que trabalham como se fossem escritórios independentes com a missão de elaborar o projeto, obedecendo a todas as imposições, tais como atendimento aos requisitos arquitetônicos, às normas vigentes e às dificuldades impostas pelos outros projetos, como de instalação, contenção etc.

Além da formação técnica, outro objetivo é induzir o trabalho em equipe no desenvolvimento das atividades. "Para aumentar o contato e a interação com os alunos foi criado um grupo de WhatsApp no qual as dúvidas são apresentadas e podemos discutir, de modo que todas as equipes acompanhem o encaminhamento das soluções", acrescenta o Prof. Augusto.

De acordo com o engenheiro Nelson Covas, proprietário da TQS, os pacotes educacionais criados pela empresa para serem utilizados pelos alunos são fornecidos "para entidades que possuem elevada credibilidade e executam um trabalho de ensino sério. Assim, o aluno pode utilizar o sistema e aprender como se faz um projeto", destaca.

Fonte: Prof. Augusto Albuquerque, do Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil – e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Créditos

© 2017 Secretaria de Tecnologia da Informação/Divisão de Portais Universitários Ir para o topo