Café Acadêmico debate quinta-feira (25) a crise carcerária no Ceará

Imagem: Logomarca do PET de PsicologiaO tema do próximo Café Acadêmico, projeto de extensão conduzido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, enfocará o tema "A crise carcerária na atualidade: diálogos entre Psicologia e sociedade". O encontro será quinta-feira (25), a partir das 14h30min, no Auditório José Albano, na área 1 do Centro de Humanidades (Av. da Universidade, 2683, Benfica), em Fortaleza.

O Café Acadêmico é aberto ao público e tem o objetivo de promover debates sobre questões relevantes para a formação dos alunos e de interesse da sociedade. Será emitida declaração de participação.

Os palestrantes convidados são os professores Walberto Santos e Cássio Aquino, ambos do Curso de Psicologia da UFC; a Profª Celina Amália Ramalho Galvão, uma das organizadoras do último censo penitenciário realizado no Ceará; e a defensora pública Patrícia Leitão, supervisora das defensorias criminais da Capital.

A seguir, mais informações sobre os currículos acadêmicos dos convidados:

Walberto Silva dos Santos – Possui graduação em Psicologia e doutorado em Psicologia Social, ambos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com estágio-sanduíche na Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha. Atualmente, é professor adjunto da UFC e coordenador do Laboratório Cearense de Psicometria (Lacep). Tem experiência na área de Psicologia, com interesses voltados para a Psicologia Social e a construção e validação de testes, escalas e outras medidas psicológicas, atuando principalmente em pesquisas acerca dos seguintes temas: comportamentos socialmente desviantes, delinquência, criminologia, valores humanos, validação e medida.

Cássio Adriano Brás de Aquino – Possui graduação em Psicologia pela UFC e em Administração pela Universidade de Fortaleza (Unifor), Suficiência Investigadora em Psicologia Social pela Universidade Complutense de Madri, mestrado em Administração pela UFPB e doutorado em Psicologia Social pela Universidade Complutense de Madri, onde também cumpriu estágio pós-doutoral. Atualmente é professor associado do Departamento de Psicologia da UFC e preside a Comissão de Direitos Humanos na Instituição. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Trabalho e Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, precarização laboral, psicologia social do trabalho, psicologia do trabalho e subjetividade, ócio e temporalidade.

Maria Patrícia de Sá Leitão e Leão – Possui graduação em Direito pela Unifor, onde também cursou especialização em Direito Penal e em Processo Penal, além de Mestrado em Direito Constitucional. É defensora pública com atuação na área criminal há 14 anos e supervisora das defensorias criminais da Capital.

Celina Amália Ramalho Galvão Lima – Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), mestrado e doutorado em Sociologia pela UFC. Atualmente é pesquisadora do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) e professora adjunta da UFC. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: violência urbana, segurança pública, sistema penitenciário, ressocialização e estigma.

Fonte: Profª Idilva Germano, coordenadora do PET do Curso de Psicologia – fone: 85 3366 7723