Procurar no portal

Segundo encontro de Educação em Informática Biomédica ocorre quinta-feira (25) no Nuteds

Imagem: O tema do debate será “Competência informacional nas graduações da área da saúde” (Foto: Ribamar Neto/UFC)Ocorre nesta quinta-feira (25), das 8h às 10h, a segunda reunião do grupo de interesse especial (SIG, na sigla em inglês) sobre Educação em Informática Biomédica no Brasil. Iniciativa pioneira no país, o projeto é realizado pelo Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (Nuteds), da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, em parceria com a Rede Universitária de Telemedicina (Rute).

Nesta segunda reunião, o tema do debate será "Competência informacional nas graduações da área da saúde". A ideia é promover o debate sobre o estímulo ao desenvolvimento de competência digital entre profissionais e estudantes da área da saúde para uso produtivo das tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC).

O debate será transmitido para todo o País, com acesso livre às discussões e participação de pesquisadores, estudantes e professores de vários núcleos de ensino e universidades do Brasil, além de convidados estrangeiros. A reunião será feita por meio de webconferência transmitida nacionalmente. O acesso é gratuito. Basta entrar como convidado, colocar o nome e acessar a sala virtual. Lá, é possível acompanhar as discussões, visualizar o conteúdo e participar do debate.

SOBRE OS SIGs – Os SIGs são uma iniciativa fomentada pela Rute para promoção de debates, discussões de caso e até aulas a distância, por vídeo ou webconferência, estimulando a integração e a capacitação entre profissionais de saúde em diferentes níveis de formação profissional. O SIG de Educação em Informática Biomédica deve acontecer mensalmente, na última quinta-feira de cada mês. Veja o calendário de eventos.

SOBRE RUTE – A Rede Universitária de Telemedicina (Rute) é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), hoje presente em universidades e hospitais universitários e de ensino em todo o país, visando apoiar o aprimoramento de projetos de telemedicina já existentes e aprimorar futuros trabalhos institucionais na área.

Em maio de 2017, o Nuteds passou oficialmente a fazer parte da Rute, propondo o SIG de Educação em Informática Biomédica, cuja primeira reunião ocorreu em abril.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Nuteds – fone: 85 3366 8055

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300