ENAP e ILB oferecem cursos a distância gratuitos a servidores

A Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) oferecem vários cursos gratuitos a distância para servidores públicos e demais interessados. São cursos de curta duração, especialização, aperfeiçoamento, educação cidadã, além de seminários nacionais e internacionais. Tanto a ENAP quanto o IBL dispõem da modalidade virtual com e sem tutoria, bem como da presencial.

O IBL, que funciona como a Escola de Governo do Senado Federal, por meio da plataforma virtual Saberes, está sempre com oferta de cursos com temas que vão desde legislação e política até excelência no atendimento. Entre os 26 cursos que estão abertos atualmente, podemos destacar: Conhecendo o Novo Acordo Ortográfico (20 horas), Gestão Estratégica com Foco na Administração Pública (40 horas) e Deveres, Proibições e Responsabilidades do Servidor Público Federal (60 horas). Para participar, é preciso fazer um cadastro na plataforma do Saberes.

Já a ENAP, a Escola de Governo do Poder Executivo Federal, por meio de sua escola virtual, também está ofertando novos cursos a distância e presenciais. No momento, 37 estão com inscrições abertas. Entre eles, estão: Acesso à Informação (20 horas), com inscrições até 2 de junho; Básico em Orçamento Público (30 horas), com inscrições até 4 de agosto; e Ciclo de Gestão do Investimento Público (20 horas), com inscrições até 11 de agosto. É necessário fazer um cadastro na plataforma da ENAP para ter acesso aos cursos.

CAPACITAÇÃO - A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) também está com inscrições abertas, até 4 de junho, para o curso de capacitação presencial Desenvolvimento de Sites Responsivos e Sistemas Web. São oferecidas 15 vagas para servidores técnico-administrativos e docentes da UFC.

Para se inscrever, é necessário acessar o SI3 pelo módulo SIGPRH, selecionar a opção Capacitação, em seguida Inscrições e Realizar Inscrições. O curso, com duração de 40 horas-aula, será realizado de 5 de junho  a 26 de julho, às segundas e quartas-feiras, das 18h às 20h30, no Laboratório de Informática do Centro de Desenvolvimento do Servidor,  localizado no bloco I (térreo) dos anexos da Reitoria no Campus do Benfica.

PROGRESSÃO — Para obter a progressão por capacitação profissional, o servidor deverá entregar certificados de cursos de 18 em 18 meses. A carga horária exigida para cada progressão depende da classe do servidor (ver tabelas do Anexo III da Lei nº 11.091/2005). Não é preciso fazer apenas cursos com a carga-horária exigida para progressão, o servidor pode fazer cursos mais curtos, desde que tenham no mínimo 20 horas, e a soma das durações desses cursos atinja a carga horária estabelecida para a progressão. Para isso, é necessário que as capacitações sejam realizadas após a última progressão do servidor. Clique e saiba mais.

Fontes: Escola Nacional de Administração Pública – site: www.enap.gov.br/web/pt-br / Instituto Legislativo Brasileiro – site: www12.senado.leg.br/institucional/escola-de-governo / Divisão de Formação Profissional – fone: 3366 7406 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.