Pesquisadores estrangeiros conhecem experiência de aprendizagem cooperativa em Pentecoste

Imagem: Encontro ocorreu na EEEP Alan Pinho Tabosa, no município de Pentecoste (Foto: Divulgação)Em visita ao Ceará, os pesquisadores Oliver John, da Universidade da Califórnia (EUA), e Filip Fruyt, da Universidade Ghent (Bélgica), conheceram, na última segunda-feira (22), a experiência de aprendizagem cooperativa na Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa, no município de Pentecoste.

O local, desde 2011, desenvolve ações do Programa de Estimulo à Cooperação na Escola (PRECE), da Universidade Federal do Ceará, sendo destaque no incentivo à autonomia intelectual, o protagonismo, a cooperação e a solidariedade entre seus estudantes.

Conduzidos pelo Prof. Manoel Andrade Neto, titular da Coordenadoria de Articulação entre Universidade e Educação Básica da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia) da UFC, os pesquisadores parceiros do Instituto Ayrton Senna viram de perto a estratégia pedagógica elaborada pelo PRECE na unidade escolar. Oliver John compartilhou a admiração pelo trabalho dos professores da escola, que agregam, ao cotidiano de aulas, a empatia, o respeito mútuo e a cooperação. Para o pesquisador, a experiência do PRECE é importante por estimular a construção de um ambiente escolar onde professores e estudantes dividem responsabilidades e se tornam parceiros.

Participaram da visita os pesquisadores brasileiros Ana Netto, Carlos Mandel e Ana Lima. A iniciativa integra o Seminário Internacional Competências para a Vida: onde estamos e onde queremos chegar?, que segue até a tarde desta quarta-feira (24), no Hotel Praia Centro, na discussão de possibilidades para o desenvolvimento de competências socioemocionais no ambiente escolar. O evento é uma parceria entre Secretaria da Educação do Ceará, Instituto Ayrton Senna, Instituto Aliança e Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Fonte: Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia) – fone: 85 3366 9218