Reitor Henry Campos recebe comitiva da AL para discutir gestão hídrica no Ceará

Imagem: O Reitor Henry Campos esteve reunido com o Presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca da AL, Deputado Carlos MatosO Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, esteve reunido, na tarde dessa terça-feira (24), com o Presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Deputado Carlos Matos. O encontro teve como objetivo discutir a participação da UFC no Seminário Água Inovation, que ocorre em junho, no Centro de Eventos do Ceará.

Na ocasião, esteve presente a Pró-Reitora de Extensão da UFC, Profª Márcia Machado, que falou sobre sua experiência como integrante da comissão cearense que visitou Israel no mês de abril. Composto por pesquisadores de universidades e membros da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e do Banco do Nordeste, o grupo conheceu ações de inovação na gestão de recursos hídricos.

Também integrou o debate o Diretor do Centro de Tecnologia da UFC, Prof. Carlos Almir Holanda, que apresentou à comitiva da Assembleia os estudos da UFC sobre temas relacionados à regulação do uso e proteção dos recursos hídricos, como gestão adaptativa do risco climático, manejo de água no semiárido, crise hídrica e dessalinização a baixo custo.

Participaram da reunião, ainda, a Profª Ticiana Marinho de Carvalho Studart e o Prof. Francisco Osny Enéas da Silva, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da UFC.

Com os eixos temáticos "Inteligência da gestão das águas", "Gestão de crise de água nas cidades", "São Francisco – gestão e impactos econômicos e sociais", "Inovação na gestão de águas" e "Pensando o futuro das águas no Ceará", o Água Inovation será realizado nos dias 21 e 22 de junho, no Centro de Eventos. Reunirá representantes do poder público municipal, estadual e federal, gestores, ambientalistas, ONGs, universidades e municípios na discussão de experiências exitosas de boa gestão de recursos hídricos e uso racional das águas no Ceará. A realização é do Sindicato das Construtoras do Estado do Ceará e Instituto Future de Juventude, Promoção, Turismo, Cultura e Desenvolvimento Sustentável.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331