I Semana dos Povos Indígenas será retomada na Faculdade de Direito nos dias 7 e 8

Imagem: Na programação, a questão indígena no Brasil e o direito indígena no Ceará (Foto: Viktor Braga)Dando continuidade à I Semana dos Povos Indígenas da Universidade Federal do Ceará, a Faculdade de Direito recebe, nos dias 7 e 8 de junho, programação especial que discutirá a questão indígena no Brasil e o direito indígena no Ceará. Todas atividades são gratuitas e abertas ao público. As inscrições estão abertas até 6 de junho, através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

No dia 7, das 14h às 17h, no Anfiteatro Willis Santiago Guerra (Rua Meton de Alencar, s/n, Centro), ocorre o cinedebate "Os indígenas sob o olhar das mídias". Na ocasião serão apresentados os documentários Muita terra pra pouco índio, do antropólogo Bruno Pacheco de Oliveira, e Câmera 12 – índios do Ceará, uma produção da TV Jangadeiro. A coordenação do debate será de Brunna Matias, Luana Adriano e Vanessa Santiago, mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFC.

Ainda na quarta-feira (7), das 18h30min às 21h30min, no mesmo local, será realizada a mesa-redonda "Vida e luta pela terra dos povos indígenas no Ceará". Integram o debate o advogado e presidente da Coordenação das Organizações dos Povos Indígenas no Ceará, Weibe Tapeba; o juiz federal George Marmelstein Lima; a liderança indígena Rosa Pitaguary; o perito em Antropologia do Ministério Público Federal Sérgio Brissac; e o advogado e cacique do povo tabajara em Poranga, Jorge Tabajara.

Na quinta-feira (8), das 18h30min às 21h30min, também no Anfiteatro Willis Santiago Guerra, será realizada a mesa-redonda "O direito a ser índio no Ceará: conquistas, desafios, perspectivas". Fazem parte das discussões a indigenista especializada da Fundação Nacional do Índio Luciana Nóbrega; a defensora pública federal Lídia Ribeiro Nóbrega e o juiz federal Nagibe de Melo Jorge Neto. O encerramento contará com a fala da Profª Raquel Coelho, da Faculdade de Direito da UFC, e do padre Rino Bonvini.

Interessados podem ainda inscrever-se no local e horário do evento. Para os que forem inscrever-se por e-mail, é necessário envio de nome completo e instituição à qual é vinculado.

A I Semana dos Povos Indígenas na UFC é uma realização do Apoio aos Processos de Subjetivação e Educação Indígena no Ceará – APSEI (Departamento de Estudos Especializados – Faced/UFC); Laboratório de Identidade, Cultura e Subjetividade – Laicus (Departamento de Estudos Especializados – Faced/UFC); Grupo de Estudos Direitos das Minorias (Faculdade de Direito/UFC); Grupo de Estudos e Pesquisas Étnicas – GEPE (Departamento de Ciências Sociais/UFC); Observatório dos Direitos Indígenas: Direitos Humanos e Violações no Ceará (Departamento de Ciências Sociais/UFC); e Laboratório de Estudos Agrários e Territoriais (Departamento de Geografia/UFC), com apoio do Ministério Público Federal (MPF) e Núcleo Interdisciplinar em Direito e Sétima Arte – NIDESA (Faculdade de Direito/UFC).

Mais informações e a programação completa podem ser acessadas na página do evento no Facebook.

Leia mais: Grupo de Estudos em Educação Indígena tem início segunda-feira (5) na Faced

Fonte: Prof. Babi Fonteles, da Faculdade de Educação da UFC – fone: 85 99186 7333 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.