Reitor fala de desafios e riscos na abertura de eventos de Ciências Farmacêuticas

Imagem: Os dois eventos foram abertos no auditório da Reitoria da UFC (Foto: Viktor Braga/UFC)Na abertura do II Encontro do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, que se realiza com o I Simpósio Norte e Nordeste de Ciências Farmacêuticas, o Reitor Henry Campos afirmou que o País vive uma era de desafios. "Enfrentar e vencer o avassalador avanço das doenças tropicais, gerar empregos para uma juventude desesperançada, resgatar a crença na democracia e o respeito à Constituição, sobreviver à onda de violência nas ruas e à crise da moral e dos bons costumes instalada na seara política" são alguns dos desafios enumerados pelo Reitor.

Os dois eventos foram abertos na noite dessa quarta-feira (24), no auditório da Reitoria, e tiveram como primeira palestrante a Profª Silvia Gutteres, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Coordenadora Adjunta da área de Farmácia na Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação. Até amanhã, quando se encerram o Encontro e o Simpósio, todas as atividades serão desenvolvidas nas dependências da Seara da Ciência, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

Veja outras imagens da abertura do evento no Flickr da UFC

MOTIVAÇÃO – Para a Profª Luzia Kalyne Almeida Moreira Leal, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFC, a motivação para realizar o II Encontro nasceu "do sucesso que foi o primeiro". Ela disse estar certa de que essa segunda edição terá o mesmo êxito da anterior. Assegurou ainda que compartilhar experiências com colegas professores de universidades de outros estados é fundamental para o avanço de pesquisas.

RISCOS – Além de pontuar os desafios, o Reitor Henry Campos tratou do que considera "riscos iminentes", não descartando a "funesta perspectiva do surgimento de figuras que se apresentem como salvadoras da pátria e atraiam multidões de incautos com um discurso demagógico. A história é pródiga em exemplos trágicos do que aconteceu em cenários semelhantes. Basta reler as páginas que narram a ascensão e queda do nazifascismo no século passado", alertou o Prof. Henry Campos.

Ele observou que à Universidade, instituição vocacionada para atravessar os séculos, cabe exercer, no palco da história, "o poder moderador representado pela inteligência, pelo saber, pela busca e guarda do conhecimento e da cultura".

Por fim, saudou todos os participantes, dando-lhes boas-vindas, especialmente à Profª Silvia Gutteres, da UFRGS, que "atravessou o Brasil para se juntar a nós nesta empreitada científica".

Além do Reitor da UFC, formaram a mesa dirigente da solenidade Emília Pimentel, Presidente do Conselho Regional de Farmácia; e os professores Antonio Gomes de Souza Filho, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação; Luzia Kalyne Moreira Leal, da UFC; Romélia Pinheiro Gonçalves, em nome da diretoria da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE); Zirlane Castelo Branco Coelho, Coordenadora do Curso de Farmácia; e Sandra Monteiro, representando a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7938