Reitor participa do lançamento do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

Imagem: Autoridades falam no lançamento do planoO Reitor da Universidade Federal do  Ceará, Prof. Henry Campos, participou, na manhã desta segunda-feira (29), do lançamento do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável do Ceará – uma agenda de curto, médio e longo prazo que traz a inovação como elemento central para o desenvolvimento estratégico do Ceará.

A elaboração do Plano é coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece) e contará com a participação das principais instituições do setor, bem como de representantes do sistema produtivo.

Durante o evento, que ocorreu no Sebrae, em Fortaleza, o Reitor Henry Campos elogiou a iniciativa, afirmou que o Plano corrobora uma visão de futuro para o Estado, concluindo que sem ciência e tecnologia não há desenvolvimento. Lembrou, ainda, que a UFC trabalha alinhada às estratégias de desenvolvimento do Ceará, sobretudo nas áreas de CT&I.

Imagem: A abertura da solenidade de lançamento do plano foi feita pelo titular da Secitece, secretário Inácio Arruda (Foto: Chico Gomes/Divulgação)Além do Prof. Henry, participaram do lançamento do Plano relevantes atores do setor no Ceará. A abertura foi feita pelo titular da Secitece, secretário Inácio Arruda, seguido de diretores, presidentes e representantes de instituições como Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), entre outras.

O PLANO – O novo plano de CT&I pretende contribuir para a redução da desigualdade, o combate à pobreza, a preservação do meio ambiente e o aumento da competitividade sistêmica do Ceará, por meio do desenvolvimento científico e tecnológico. A previsão é que o documento seja concluído em até 6 meses, com a colaboração das diversas instituições parceiras do Estado nessa empreitada.

A elaboração do plano contará com cinco reuniões, de maio a novembro, com o objetivo de aportar conteúdos, experiências e conhecimentos específicos e definir os elementos que comporão a estratégia estadual de CT&I.

Ainda nesta segunda-feira, após o evento de lançamento, houve a primeira oficina de trabalho para elaboração do Plano. No próximo dia 1º, haverá um encontro com parceiros na Região do Cariri e, no dia 7 de junho, em Sobral, com participantes da região norte.

Fonte: Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará – fone: 85 3101 6449