I Semana do Mar, com oficinas, palestras e atividades culturais, tem início dia 8, no Iate Clube

Imagem: A Semana discutirá as interações entre o ser humano e o mar (Imagem: divulgação)Terá início na próxima quinta-feira (8), seguindo até domingo (11), a I Semana do Mar, que objetiva discutir aspectos ambientais, científicos e de lazer na interação do ser humano com o mar. A iniciativa ocorre no Iate Clube (Av. Vicente de Castro, 4813, Mucuripe) e tem apoio do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) e do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Ceará.

Na programação estão oficinas, palestras e atividades culturais. Destaque para a abertura do evento, no dia 8, às 8h30min, que também dará início ao Seminário de Pesquisa do Labomar. Na ocasião, estarão presentes a Diretora do Labomar, Profª Ozileia Menezes, além de representantes da Capitania dos Portos, do Instituto Histórico e Geográfico do Ceará, do Ideal Clube e do grupo Mar do Ceará.

No local haverá exposições de fotografias subaquáticas, peças de antiguidades náuticas, barcos de radiocontrole, venda de peças de cristais resgatados do fundo do mar e lançamento de livros. O evento fará alusão também aos 20 anos de criação do Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio, a única unidade de conservação marinha do Ceará. A programação é gratuita e aberta ao público.

A I Semana do Mar é uma realização da Operadora de Mergulho Mar do Ceará e tem o apoio da Marinha do Brasil, UFC, Capitania dos Portos, Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza e Iate Clube de Fortaleza. A programação completa e mais informações estão na página da Semana no Facebook.

Fonte: Prof. Alexandre Sampaio, do Departamento de Engenharia de Pesca da UFC – fone: 85 3366 9728