Procurar no portal

Palestra sobre novas perspectivas em Ciência da Informação abre Erecin no CH

Imagem: Foto da Profª Marta Valentim ministrando palestraCom a palestra intitulada "Interlocuções e novas perspectivas na educação em Ciência da Informação", a Profª Marta Valentim, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), abriu segunda-feira (5) o Encontro Regional de Educação em Ciência da Informação (Erecin), no Auditório Rachel de Queiro, na área 1 do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará. O evento segue até quarta-feira (7). A professora frisou a necessidade de repensar a formação dos graduandos na área de Ciência da Informação.

Segundo Marta Valentim, além de atualizar currículos, é preciso haver mudanças mais estruturais, capazes de otimizar a forma como as ideias circulam, e aperfeiçoar o próprio aprendizado, tornando-o mais próximo à sociedade e condizente com as demandas atuais. "É um exercício diário para o docente ter de quebrar paradigmas, porque temos um pensamento essencialmente cartesiano", disse.

Na avaliação da professora, a ainda persistente dissolução entre teoria e prática, bem como a fragilidade do tripé formado por ensino, pesquisa e extensão – uma vez que muitas instituições ainda não dão a devida atenção a esta última –, é um entrave que tem de ser superado para que os estudantes sejam capazes de desenvolver melhor suas potencialidades.

Confira outras imagens da abertura do evento no Flickr da UFC

"É preciso trabalhar a volta para a sociedade daquilo que está se discutindo em sala de aula. A formação precisa ser mais plural, pois a sociedade atualmente é muito mais complexa do que há alguns anos", analisa Marta, que é também presidente da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (Abecin). Valendo-se da teoria da complexidade, a docente adaptou premissas do antropólogo e filósofo francês Edgar Morin para, em seguida, sintetizar duas perspectivas para a formação contemporânea: reflexão na ação e reflexão sobre a ação.

MESA DE ABERTURA – Antes da palestra, houve a mesa de abertura do Erecin. O Vice-Reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida, pontuou que um dos diferenciais da Ciência da Imagem: Foto da mesa de abertura do eventoInformação é ir na contramão dos "especialismos", mantendo relativa unidade, ao contrário de áreas em que as segmentações foram mais intensas nos últimos anos.

"O desafio da formação em Ciência da Informação é dar capacidade de atendimento amplo àqueles que buscam a informação, pois ela é um bem público, social, e quem é da área deve ter uma orientação profunda, consistente, indo além do senso comum", salientou o Vice-Reitor.

A presidente da comissão de organização do Erecin, Profª Gabriela Belmont, da UFC, destacou o atual contexto político nacional e afirmou ser este um momento importante para refletir e compartilhar experiências com membros de outras universidades, uma vez que coincide com mudanças recentes, entre elas a renovação do corpo docente nos cursos de Ciências da Informação. "É de suma importância redescobrir a essência dos cursos de graduação", sublinhou.

A Vice-Diretora do Centro de Humanidades, Profª Danyelle Nillin, disse que o Curso de Biblioteconomia, o Departamento de Ciências da Informação e a Pós-Graduação em Ciência da Informação são um orgulho para o CH. Segundo ela, é salutar pensar na prática da docência, bem como nos currículos e no modelo dos cursos, além de reforçar a interlocução entre instituições.

Também compuseram a mesa de abertura o Coordenador da regional Nordeste da Abecin, Prof. Jonathas Silva, da Universidade Federal do Cariri (Ufca); a Chefe do Departamento de Ciências da Informação da UFC, Profª Maria Áurea Guerra; e o Coordenador do Curso de Biblioteconomia da UFC, Prof. Hamilton Tabosa.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300