Fundações de apoio do Norte e Nordeste reúnem-se em Fortaleza nos dias 8 e 9

Imagem: Logomarca do III ENNFAIESDezesseis fundações de apoio às instituições de ensino superior e representantes de órgãos do Executivo federal reúnem-se em Fortaleza, nos dias 8 e 9 de junho, no Hotel Sonata de Iracema (Av. Beira Mar, 848, Praia de Iracema). É o III Encontro Norte-Nordeste de Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica (ENNFAIES), que discutirá temas como a busca de melhorias no setor e governança.

A programação terá início quinta-feira (8), às 8h, com credenciamento dos participantes, seguindo-se a palestra de abertura com o tema "As ações do CONFIES na busca da melhoria de eficiência das fundações de apoio", a ser ministrada por Fernando Peregrino, presidente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Universidades (CONFIES).

Às 10h, será a vez da mesa-redonda "Governança e compliance", apresentada pelo Prof. Luiz Eduardo Dias, presidente da Fundação Arthur Bernardes, e debatida pelo Prof. Jesualdo Farias, ex-secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, ex-Reitor da Universidade Federal do Ceará e atual secretário estadual das Cidades, e Glícia Santiago, chefe da Auditoria Interna da UFC.

Às 14h, a programação prevê três grupos de discussão e, às 16h, mesa-redonda com a temática autorregulação. A apresentação será feita pelo Prof. Fernando Peregrino, com os debatedores Rebeca Pernambuco, do Colégio de Procuradores do CONFIES, e Paulo Albuquerque, representante da Procuradoria Federal (AGU).

Na sexta-feira (9), as atividades recomeçam com grupos de discussão sobre os seguintes temas: "Formação da DOA [Despesas Operacionais Administrativas]", "Processos de compra e a nova legislação" e "Retenções tributárias em serviços contratados". Para as 11h, está programada a palestra de encerramento de Roberto Medeiros, chefe da Controladoria Geral da União (CGU) no Ceará, sobre "As fundações de apoio e sua relação com as IFES, na visão da CGU".

O encontro é uma realização da Universidade Federal do Ceará, Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (ASTEF), Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) e Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede).

Fonte: Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura – fones: 85 3243 1620 e 3521 3444 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.