Aberto no TJA Encontro Internacional de Estudos de Usos e Usuários da Informação

Imagem: A Profª Fátima Costa, presidente do I Encontro Internacional de Estudos de Uso e Usuários da Informação, discursa na abertura do evento (Foto: Jr. Panela/UFC)Foi instalado na noite dessa quarta-feira (7), no Theatro José de Alencar, o I Encontro Internacional de Estudos de Uso e Usuários da Informação (ENEU), cujo tema central é "Os usuários da informação, perspectivas, demandas e ações". Como disse a presidente do evento, Profª Fátima Costa, "o tema surgiu da necessidade de discutir de forma mais ampla aspectos que envolvem o usuário em qualquer ambiente social, de qualquer faixa etária e de todo nível de conhecimento".

Afirmando ser testemunha de como o I ENEU foi organizado em pouco tempo, tendo em vista seu caráter internacional, o Prof. Custódio Almeida, Vice-Reitor da Universidade federal do Ceará, se disse feliz por constatar que o encontro está concretizado e afirmou estar envolvido em suas atividades, tanto assim que hoje se integrará à programação, fazendo parte de uma das mesas.

"A UFC se orgulha sempre quando um de seus professores pensa e cria eventos como esse (o ENEU)", destacou o Vice-Reitor Custódio Almeida, dizendo entender que a Ciência da Informação é a ponte, é a travessia do passado para o futuro. "É memória, é área de fronteira, mas é inovação", observou o Prof. Custódio.

A Camerata de Cordas da UFC, fundada em março de 2016, abriu a solenidade interpretando peças de Bach, Tchaykovisky e Vivaldi, apresentação muito aplaudida que mereceu referência do Prof. Custódio Almeida, ao lembrar que todos os integrantes eram alunos do Curso de Música e que não foram obrigados a fazer teste de habilitação para ingressar na graduação, o que ampliou a oportunidade para aqueles que não tiveram chance – por fatores econômicos, por exemplo – de estudar música antes de ingressar na Universidade.

Veja outras imagens da abertura do I ENEU no Flickr da UFC

POSIÇÃO RELEVANTE – Em sua fala, a Profª Fátima Costa afirmou que a Ciência da Informação, "área tão fascinante e rica de saberes, vem ocupando posição cada vez mais relevante diante das conquistas e do aprendizado em seu campo de atuação". Disse ainda que, "para além do crescimento do exercício profissional de colegas em diversos ambientes informacionais, públicos e privados, há perspectiva de que isso ocorra de modo sustentável".

Imagem: Todos os integrantes da comissão organizadora do ENEU receberam homenagem (Foto: Jr. Panela/UFC)HOMENAGENS – A solenidade de abertura do I ENEU destinou espaço para homenagens, como a que foi feita à bibliotecária, professora e pesquisadora Nice de Menezes Figueiredo – que não pôde comparecer –, pioneira nos trabalhos em estudos de comunidade e de usuários. Também foram homenageados todos os componentes da comissão organizadora do evento, inclusive a Profª Fátima Costa.

O grupo  Entre Línguas, do Instituto de Cultura e Arte, falando sobre o amor, encerrou a parte festiva da solenidade de instalação do I ENEU,  que teve como primeiro palestrante o Prof. Francisco Oswaldo Almeida Jr. Entre os convidados do encontro estão os professores Armando Malheiro, da Universidade do Porto (Portugal); Aurora Cueva, da Universidade de Madrid (Espanha); e Jaime Sanches, da Universidade do Chile. A programação completa está no site do evento.

Fonte: Profª Fátima Costa, presidente do ENEU – fone: 85 3366 7697