Barra do Governo Federal

Procurar no portal

Fête de la Musique celebra a pluralidade musical nesta quarta-feira (21)

Imagem: Logomarca da Fête de la musiqueA pluralidade das expressões e formas musicais será celebrada nesta quarta-feira (21), a partir das 9h, na Fête de la Musique, promovida pela Casa de Cultura Francesa (CCF) da Universidade Federal do Ceará (área 1 do Centro de Humanidades – Av. da Universidade, 2683, Benfica).

A iniciativa integra o projeto de extensão Francoculture: Journées de la Culture Francophone, cujo objetivo é o aprimoramento da competência comunicativa dos estudantes da CCF. Nesse contexto, música, cinema, literatura, filosofia, história, moda, teatro, dança e gastronomia são pilares do processo de aprendizagem e aquisição da língua.

Na programação constam apresentações de corais, mesas-redondas sobre a música francófona contemporânea e a música clássica, palestra-concerto, caraoquê e, encerrando a festa a partir das 18h, show musical. O evento é gratuito e aberto ao público.

OUTROS EVENTOS – No último dia 20 de março, o Francoculture promoveu a Journée Internationale de la Francophonie (Dia Internacional da Francofonia), que festejou a diversidade cultural dos países francófonos, e outros eventos estão previstos para ocorrer ainda neste ano pelo projeto.

No dia 14 de julho, data que marca a Tomada da Bastilha, símbolo dos ideais da Revolução Francesa e de outros movimentos de libertação no mundo, está prevista programação especial. Foi confirmada mesa-redonda com o tema "Liberté, égalité, fraternité no século XXI", no Auditório José Albano (área 1 do Centro de Humanidades), com a presença do Vice-Reitor da UFC e docente do Curso de Filosofia, Prof. Custódio Almeida; do Prof. Antonio Luiz Macêdo, do Departamento de História; e do Prof. David Oliveira, da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade.

No fim de setembro, acontecerá a Foire Culturelle, realizada em parceria com as demais Casas de Cultura Estrangeira da UFC. A feira reunirá design, moda, dança, gastronomia, música, teatro, cinema e outras linguagens artísticas. Já o dia 31 de outubro será dedicado à leitura e à literatura, com o evento Lire en Fête, encerrando o calendário cultural da Casa de Cultura Francesa.

Fonte: Profª Cláudia Giraud, da Casa de Cultura Francesa da UFC – fone: 85 3366 7636

Créditos

© 2017 Secretaria de Tecnologia da Informação/Divisão de Portais Universitários Ir para o topo