Após visita de Roberto Cláudio à Seara, Teatro Científico integrará projeto da prefeitura

Imagem: Algumas das criações teatrais da Seara estão disponíveis para grupos interessados em divulgação científica, sem fins lucrativos (Foto: Seara da Ciência)A Seara da Ciência, equipamento da UFC localizado no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, recebeu, no final da tarde dessa quarta-feira (21), a visita do prefeito Roberto Cláudio, que foi recebido pelo Reitor Henry de Holanda Campos e pelo diretor e vice-diretor da Seara, professores Marcus Vale e Ilde Guedes.

Depois de ouvir do Prof. Marcus Vale exposição sobre as atividades da Seara, entre as quais o teatro científico e a feira de ciências, o prefeito assegurou que incluirá as apresentações teatrais no projeto Bom de Fortaleza – que terá início em julho em praças de bairros da cidade – e garantiu apoio à realização da feira, que sofreu corte de verbas de organismos federais. Seara e Prefeitura já trabalham na realização da feira de ciências há oito anos.

Imagem: O Reitor Henry Campos e o diretor da Seara, Marcus Vale, acompanharam o prefeito Roberto Cláudio (Foto: Suzana Figueira Silva)O prefeito Roberto Cláudio, acompanhado da secretária de Educação, Dalila Saldanha, da secretária de Urbanismo e Meio Ambiente, Águeda Muniz e do presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cláudio Ricardo, visitou todas as dependências da Seara e no salão de experiências testou algumas delas.

Fez indagações acerca das atividades e tomou conhecimento de que dos 28 estudantes que se destacaram, entre 744 mil, na XIX Olimpíada Brasileira de Astronomia, 10 eram cearenses e foram treinados na Seara.

Os cursos básicos de ciências – aulas de Química, Matemática, Física, Astronomia e Biologia – ministrados por professores da Seara duas vezes ao ano em período de férias, com oferta de 350 vagas e carga de 80 horas, despertaram o interesse do prefeito, que pretende ampliar a presença nos cursos de alunos de escolas municipais.

Imagem: A Seara da Ciência estpa aberta à visitação no Campus do Pici (Foto: Suzana Figueira Silva)AVALIAÇÃO – Rebeka Lucio, responsável pela direção do teatro da Seara, avaliou como positiva a iniciativa do prefeito de incluir o grupo em programa da Prefeitura, por permitir à Universidade extrapolar seus muros e por oferecer à sociedade informação científica de maneira lúdica.

O grupo de teatro da Seara da Ciência já foi premiado nacionalmente em festival, com a peça Lampião e Maria Bonita em busca da química do amor.

O prefeito Roberto Cláudio afirmou que a parceria da Prefeitura com a Universidade só tende a se estreitar, mesma opinião do Reitor Henry Campos, que avalia como produtivas e promissoras as relações entre as duas instituições.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fones: 85 3366 7331 e 3366 7938