Presidente da ACERT visita UFC e propõe parceria para o Fala Norte/Nordeste 2017

Imagem: Foto do Reitor reunido com a presidente da Acert, Prof. Nonato Lima e Profª Maria èricaO Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, recebeu, no fim da manhã dessa quinta-feira (22) em seu gabinete, a presidente da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT), Carmen Lúcia Dummar Azulai. No encontro, ela propôs parceria com a UFC através da participação de alunos e professores dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda no Fala Norte/Nordeste 2017.

Considerado o maior congresso de radiodifusão das duas regiões, o evento ocorrerá em Fortaleza, no período de 4 a 6 de setembro, na Fábrica de Negócios (Av. Monsenhor Tabosa, 740, Praia de Iracema).

A presidente da ACERT afirmou que o congresso é uma oportunidade de o setor da radiodifusão estreitar laços com a Universidade. Ela considera que isso possibilitará uma interação em que, de um lado, a inteligência da academia pode apresentar soluções criativas e inovadoras aos empreendedores do setor, que enfrenta muitos desafios com as aceleradas mudanças atuais. De outro lado, os alunos terão a chance de um contato prático com o mundo em que irão atuar profissionalmente.

Presente à reunião, com o coordenador de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC, Prof. Raimundo Nonato Lima, a vice-coordenadora do Curso de Jornalismo, Profª Maria Érica de Oliveira Lima, recebeu do Reitor a orientação de contatar alunos e professores dos dois cursos da área da comunicação para encontrar a melhor forma de viabilizar a participação deles no evento e deixou expresso o apoio da Reitoria à iniciativa. O Reitor sugeriu ainda uma visita da presidente da ACERT aos cursos para apresentar detalhes do congresso.

Segundo Érica Lima, o curso dará apoio ao congresso na organização de oficinas, mesas e debates e na liberação dos alunos para participarem como atividade que conta para o currículo. À tarde, ao tomar conhecimento do que foi discutido na reunião, o coordenador do Curso de Jornalismo, Prof. Ismar Capistrano, comentou que a interlocução entre estudantes, profissionais e radiodifusores será uma oportunidade não só de debater as novas tecnologias mas também de propiciar diálogo "que permita uma reflexão crítica  principalmente sobre o papel social que os meios de comunicação, a rádio comercial, deve exercer em nossa sociedade". Os dois ainda farão contato com o curso de Publicidade e Propaganda.

CONGRESSO – O Fala Norte/Nordeste 2017 vai reunir diversos eventos: o congresso em si, com debates, palestras, mesas-redondas e workshops; a Feira da Indústria da Radiodifusão; a entrega do Prêmio Aboio de Comunicação, além de uma Mostra Audiovisual e Sonora sobre a história do rádio no Ceará. Entre os temas a serem debatidos no congresso estão aspectos legais da migração do rádio AM/FM e da digitalização do sinal de TV, além do combate a notícias falsas, as chamadas fake news.

Fonte: Gabinete do Reitor – fone: 85 3366 7307