Estudantes do Centro de Ciências Agrárias vencem prêmio no Seminário Água Innovation

Imagem: Hudson Damaceno Maia, José de Souza Junior e Lucas Daniel Borges apresentaram a empresa (Foto: Acervo Farmtech)Os estudantes José de Souza Júnior e Hudson Damasceno, do mestrado em Engenharia de Pesca, e Lucas Borges, da graduação em Engenharia de Pesca – cursos do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Ceará – ganharam o primeiro lugar no Seminário Água Innovation, na categoria Tecnologias para a Aquicultura, na qual concorreram quatro projetos.

Os estudantes, que idealizaram a empresa Farm Technology (Farmtech), apresentaram um projeto de monitoramento de qualidade de água da aquicultura por sondas automatizadas, que enviam os dados para o aparelho celular do produtor, facilitando a tomada de decisões e o gerenciamento da fazenda.

Um dos diferenciais do projeto, que aposta em soluções para demandas reais dos produtores, é o aplicativo Aquimetro, que oferece de forma gratuita mecanismos para auxiliar no gerenciamento de fazendas de camarão. A plataforma disponibiliza ainda interpretação de resultados e dicas de cultivo. Segundo os estudantes, atualmente o aplicativo está sendo utilizado por aproximadamente 500 produtores de camarão.

O diretor-executivo da empresa, José de Souza Júnior, explica que, diferentemente do que se imagina, a aquicultura utiliza 11 vezes menos água para produzir 1 quilo de carne do que a produção bovina tradicional consome para produzir a mesma quantidade. Por isso, segundo ele, a aquicultura terá  papel fundamental nos próximos anos, uma vez que é capaz de produzir proteína animal de alta qualidade com baixo consumo de água.

"Esperamos, nos próximos três anos, implementar produtos que irão atuar no processo que vai desde o gerenciamento da fazenda à venda. Nosso objetivo é fazer negócios com pessoas que acreditam no que acreditamos: inovação não precisa ser cara", frisa Souza Júnior.

Atualmente a Farmtech desenvolve atividades somente no território nacional, mas, segundo os gestores, já está se ajustando para iniciar sua atuação internacional. A empresa está em processo de incubação no Parque de Desenvolvimento Tecnológico (Padetec), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

Os estudantes que integram o projeto receberam mentoria do Centro de Empreendedorismo (Cemp) da UFC e contaram com o apoio dos professores Oscar Pacheco, Alessandra Cristina e Reynaldo Marinho, do Curso de Engenharia de Pesca. Mais informações estão no site da Farmtech.

Fonte: José de Souza Júnior, diretor-executivo da Farmtech – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.